O Banco do Brasil – BB acabou de publicar o edital de abertura da seleção externa 2022/001, visando o preenchimento de 6.000 vagas, sendo 4.000 imediatas e 2.000 para formação de cadastro de reserva, para o cargo de Escriturário (Agente de Tecnologia e Agente Comercial). A seleção está sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO e do BANCO DO BRASIL S.A.
Há oportunidades em agências situadas nos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
O cargo exige certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. A remuneração inicial será de R$ 3.622,23.
A inscrição já está aberta e deve ser feita até o dia 24 de fevereiro de 2023, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br). O candidato deve pagar uma taxa de R$ 50,00.
O processo de seleção constará de Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caracteres eliminatório e classificatório; Prova de Redação, de caráter eliminatório; Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) negros(as), de caráter eliminatório; e Procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de caráter eliminatório.
A aplicação das provas objetivas e de Redação está marcada para o dia 23 de abril de 2023, em locais e horários que serão divulgados oportunamente. Já divulgação dos gabaritos das provas objetivas deve acontecer no dia 24/04/2023.
Principais responsabilidades do cargo de Escriturário: prestação de orientações aos clientes sobre produtos e serviços oferecidos pelo Conglomerado BB; execução de análise e conferência de documentos, inclusive assinaturas, quando possuir curso de grafoscopia; preparação de correspondências; preparação e processamento de documentos; atualização de registros; resguardo e confidencialidade das informações de interesse do Conglomerado BB; presteza e cortesia no atendimento ao cliente; manutenção e organização dos arquivos sob sua guarda; execução de tarefas burocráticas padronizadas; execução de aplicações financeiras de clientes, segundo as normas estabelecidas; recolhimento e manipulação de informações cadastrais e dados estatísticos; operacionalização de equipamentos de escritório e de atendimento ao cliente e usuário; qualidade das informações prestadas; qualidade e tempestividade dos serviços sob sua condução; adoção de demais ações necessárias para o cumprimento dos objetivos definidos para sua Unidade e para resguardar interesses do Conglomerado BB, nos assuntos relacionados à sua área de atuação.