No estado de Rio Grande do Sul, a Prefeitura do Município de Porto Alegre, por intermédio da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, lançou edital de abertura do concurso público Nº 719/2022, para o provimento efetivo do cargo de Guarda Municipal, com o ingresso pelo regime Estatutário. A organização está sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação La Salle.
Estão disponíveis 23 oportunidades para o cargo de Guarda Municipal, com exigência de Ensino Médio Completo, CNH – Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” e idade máxima 25 anos até a data de abertura das inscrições. O vencimento básico inicial, conforme carga horária de 30 horas semanais, equivalente a R$ 1.398,50.
As inscrições serão feitas pela internet, através do site da Fundação La Salle, no período de 28 de junho a 27 de julho de 2022. Será cobrada uma taxa de R$ 98,72.
O concurso público será constituído de Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; Testes de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório e classificatório; Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório e classificatório; e Curso de Armamento e Tiro, de caráter eliminatório e classificatório.
A aplicação das Provas Objetivas está marcada para o dia 25 de setembro de 2022, em locais e horários que serão divulgados a partir de 09/09/22.
Das Atribuições
Descrição Sintética – exercer vigilância em logradouros públicos e próprios municipais;
Descrição Analítica – exercer vigilância em locais previamente determinados; conduzir veículos oficiais quando em serviços de vigilância; realizar ronda de inspeção em intervalos fixados, adotando providencias tendentes a evitar roubos, incêndios, danificações em edifícios, praças, jardins, materiais sob sua guarda, etc.; controlar a entrada e a saída de pessoas e veículos pelos portões de acesso sob sua vigilância, verificando, quando necessário, as autorizações de ingresso; verificar se as portas, as janelas e as demais vias de acesso estão devidamente fechadas; investigar quaisquer condições anormais que tenha observado; responder às chamadas telefônicas e anotar recados; levar ao imediato conhecimento das autoridades competentes qualquer irregularidade verificada; acompanhar funcionários, quando necessário, no exercício de suas funções; exercer a fiscalização e a lavratura de auto de infração; e executar tarefas afins.