A Prefeitura Municipal de Icapuí, Estado de Ceará, torna público a abertura do Processo Seletivo Público Nº 001/2021, destinado ao provimento de 12 vagas e 36 para o Cadastro Reserva de Agente Comunitário de Saúde – ACS. A organização está por conta da Centro de Treinamento e Desenvolvimento – CETREDE.
Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.cetrede.com.br, solicitada no período de 05 de agosto a 06 de setembro 2021. Será cobrada uma taxa de R$ 85,00.
As provas objetivas terão a duração de 04 horas e serão aplicadas na data provável de 14 de novembro de 2021, em locais e horários a partir de 08/11/2021.
ATRIBUIÇÕES DO CARGO
I. Participar de ações de promoção, prevenção. proteção e reabilitação da saúde, em nível individual e coletivo.
II. Cumprir com atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde mediante ações domiciliares e comunitárias, individuais e coletivas, desenvolvidas com as diretrizes do SUS e sob sua supervisão.
III. Realizar visitas domiciliares com a finalidade de realizar cadastramento das famílias, mapeamento da área. identificação de microáreas de risco e desenvolver atividades na unidade de saúde da família.
IV. Utilizar de instrumentos para diagnósticos demográfico e sociocultural da comunidade de sua atuação.
V. Promover ações de educação para a saúde individual e coletiva.
VI. Registrar, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, os nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde.
VII. Estimular a participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde.
VIII. Participar de ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas públicas que promovam a qualidade de vida.
IX. Agendar visitas domiciliares de médico, enfermeiro ou cirurgião dentista para pacientes de sua área de atuação que estejam sem condição de deslocamento.
X. Atuar em equipe multiprofissional.
XI. Exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.
XII. Exercer outras atividades correlatas.