Simulado de concurso para Jornalista

Simulado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Jornalista, de nível superior. Organizadora: FUNDEP – Gestão de Concursos.

Questão 1

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando conceitos a suas corretas definições.

COLUNA I

1. Follow up
2. Press kit
3. Mailing list
4. Clipping

COLUNA II

( ) Material que contém relação de veículos e jornalistas contratados para divulgação, com dados básicos, como nome completo, cargo, editoria, telefone, e-mail, entre outros.
( ) Ação que visa a obter retornos, por telefone, do envio de press releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletiva à imprensa.
( ) Reunião de matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a avaliar o desempenho do assessorado e de seus concorrentes.
( ) Pasta ou arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, sua atividade, seu histórico, faturamento, locais em que atua, entre outros.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 2

Leia: “Foque materiais únicos e exclusivos, que realmente possam ajudar a sua persona a, por exemplo, solucionar um problema ou melhorar o seu desempenho — algo que seja útil.” Considerando a leitura, qual a estratégia de mailing proposta?

Questão 3

Em situações de crise, cabe ao assessor de imprensa instruir e preparar o assessorado para reduzir os impactos à imagem da instituição.
Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática do assessor de imprensa, segundo DUARTE, 2006.

Questão 4

A notícia deve apresentar fatos concretos, ocorridos na realidade. Desse modo, a linguagem deve priorizar a função __________, ou seja, a função de representar a realidade por meio da língua.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

Questão 5

__________ significa que algum tipo de conteúdo se espalha a alta velocidade através das redes sociais. A exibição exponencial de uma publicação é muito atrativa para as empresas.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

Questão 6

Tem como características básicas a construção de seus argumentos a partir de entrevistas ou dados numéricos extraídos a partir de informações oficiais e/ou relatórios. Trata-se da reportagem:

Questão 7

Segundo Jenkins, em seu livro Cultura da Conexão (2014), na era do compartilhamento digital e no atual cenário de incertezas, muitos antigos modelos para compreender os públicos deixam de ser aplicáveis. Mesmo assim, considerações estratégicas e técnicas podem aumentar as chances de o conteúdo ser propagável.

As considerações estratégicas, a seguir, descritas pelo autor estão corretas no que se refere à mídia propagável, EXCETO:

Questão 8

Analise as afirmativas a seguir sobre os deveres dos jornalistas, segundo o Código de Ética produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Buscar provas que fundamentem as informações de interesse público.
( ) Informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções.
( ) Rejeitar alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações.
( ) Promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 9

Don Tapscott, no livro A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos, trata a imersão digital como algo ainda desconhecido, mas sinaliza algumas observações.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 10

No que se refere aos gêneros textuais e tipos de textos, assinale a alternativa que apresenta uma característica do tipo/gênero “injuntivo”:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta