Simulado de concurso para Psicopedagogo

Psicopedagogo - Simulado com questões especificas aplicadas em Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo, que exige Ensino Superior. Organizadoras: MSCONCURSOS e outras.

Questão 1

Leia as assertivas extraídas do texto CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: O PAPEL DOS SÍMBOLOS TRADICIONAIS E DOS SÍMBOLOS VIRTUAIS (Mário Sérgio Vasconcelos):

1. Pesquisas e experiências nas áreas da Psicologia, Pedagogia, Neurologia e Sociologia vêm contribuindo para esclarecer vários aspectos sobre as relações entre a inteligência e a imaginação no mundo contemporâneo. Alguns destes aspectos têm implicações pedagógicas e podem orientar práticas que buscam valorizar o desenvolvimento humano.
2. A imaginação e a inteligência humana não são dons naturais de algumas pessoas que se dedicam á produção artística ou científica, mas processos que existem em todas as pessoas, construídos nas interações do indivíduo com o mundo.
3. Os primeiros atos de inteligência e as primeiras imagens mentais de uma pessoa “brotam” tendo por suporte suas estruturas biológicas reflexas e sensoriais, mas somente começam a transformar-se em pensamento e imaginação quando a criança interage com o ambiente físico, as pessoas, a linguagem e a cultura em que vive.
4. A inteligência e a imaginação, aos poucos, vão compondo a função criativa dos seres humanos. É um processo que se reflete na linguagem, nas brincadeiras, nos jogos concretos ou virtuais, nas imitações e nos desenhos reais ou visualizados na TV, computador, tablet, etc.

É correto afirmar que são verdadeiras as assertivas:

Questão 2

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens do texto a seguir e marque a alternativa correta.

“O equilíbrio entre teoria e prática na abordagem curricular da formação para o trabalho. Isto implica o rompimento com a ideia de que o cidadão comum não pode participar e não tem acesso ao movimento científico e tecnológico. A instauração do novo modo de produção do conhecimento articula-se em torno do aumento da capacidade da sociedade como um todo para produzir e utilizar ciência e tecnologia, o que implica um maior compartilhamento do conhecimento e uma “reinvenção” das relações educativas”

(DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - Olgamir Francisco de Carvalho; Caetana Juracy Rezende Silva).

A instauração do novo modo de produção do conhecimento passa necessariamente por:

( ) Mudança dos modelos teóricos e pragmáticos na formação profissional;
( ) Mudança de abordagens didáticas no ensino;
( ) Mudança das relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade;
( ) Mudança do modo de abordagem dos campos de conhecimento;
( ) A percepção sobre a pluralidade do locus de formação;
( ) Mudança das representações entre ciência e tecnologia;
( ) Mudança na compreensão da função social da ciência e da tecnologia.

Questão 3

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as estratégias seguintes e aponte a alternativa correta.

( ) Desenvolver indicadores específicos de avaliação da qualidade da educação especial, bem como da qualidade da educação bilíngue para surdos.
( ) Disponibilizar os espaços físicos existentes para projetos extracurriculares ou realização de atividades culturais e esportivas, sob monitoramento de profissional especializado.
( ) Realizar pesquisa sobre a situação da infância e a demanda reprimida, na faixa etária de 0 (zero) a 3 (três) anos no município de Itapema.
( ) Selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras em prol da alfabetização.
( ) Estabelecer programa para formação de professores, especialmente nas áreas de Física, Química e Matemática.

Questão 4

“A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara Federal, aprovou
proposta que inclui no Código Penal o crime de intimidação vexatória (ou bullying).
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Assis do Couto (PT-PR), ao Projeto de Lei 1011/11,
do deputado Fábio Faria (PSD-RN). O projeto original falava em intimidação escolar, porém o relator
considera o termo intimidação vexatória mais abrangente.”

(Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias - acessado em 07/11/20160).

Segundo a proposta, podemos afirmar que não é correta a alternativa:

Questão 5

No que tange a Intervenções Psicopedagógicas no processo de ensino-aprendizagem, aponte alternativa verdadeira em relação aos itens.

I - “O psicopedagogo pode identificar fatores psicológicos, neurológicos, fonoaudiólogos, psicomotores, que poderão intervir na relação professor-aluno, família-escola”.
II - “O trabalho preventivo do psicopedagogo pretende evitar os problemas da aprendizagem, utilizando-se da investigação mais apreciada nesse processo global junto a instituição escolar, de seus processos didáticos e metodológicos etc.”
III - “A psicopedagogia procura estudar, explicar, diagnosticar e tratar dos problemas de aprendizagem, levando-se em consideração todos os aspectos formativos na vida do individuo.”
IV - O psicopedagogo “deve ter conhecimentos multidisciplinares, pois em um processo de avaliação diagnóstica, é necessário estabelecer e interpretar dados em várias áreas, dentre elas: auditiva e visual, motora, intelectual, cognitiva e emocional.”.

Questão 6

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos (2014/2024). O Plano estabelece quatro grupos de metas. O primeiro grupo contempla metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais.
As alternativas apontam as metas do primeiro grupo, mas uma está incorreta, identifique-a.

Questão 7

“A opção epistemológica do conhecimento é baseada na teoria sociointeracionista, fundamentada na teoria de Vygotsky, entre outras. Essa opção considera o conhecimento como uma representação de mundo” (A CONSTRUÇÃO INTERATIVA DO CONHECIMENTO - Prof. Vasco P. Moretto).
O autor resume essa visão em três ideias fundamentais:

I- Devemos supor a existência de um mundo exterior independente do observador, para levar em conta a atividade daquele que observa.
II- A realidade é construída (inventada) pelo sujeito cognoscente; ela não é um dado pronto para ser descoberto.
III- Os conhecimentos não são uma descrição da realidade dada, mas uma representação que dela construímos; construção esta cuja função é adaptativa, isto é, permite ao indivíduo prever regularidades e assim viver num mundo de limitações, representado pelo mundo das coisas.

Assinale a alternativa correta, segundo o pensamento do autor:

Questão 8

Leia o texto a seguir e, segundo o pensamento da autora, marque a alternativa correta.

“O contexto educacional em nosso país trás uma realidade ampla e polêmica quando falamos em
educação de qualidade e avaliação da aprendizagem, levando a uma reflexão de caráter argumentativo
propostos em nossas escolas de que ensinar é fácil, difícil é o aprender e saber avaliar.”

(AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS DIAS ATUAIS – Veronice da Silva Guedes, disponível em
http://www.revistaacademicaonline.com/products/avaliacao-da-aprendizagem-nos-dias-atuais).

I - “A Avaliação é um componente básico do processo de ensino, que tem por objetivo verificar e qualificar os resultados obtidos no decorrer desse processo. Suas características refletem a unidade dos objetivos, conteúdos e métodos utilizados pelo professor, bem como auxilia no desenvolvimento de capacidades e habilidades do educador e educando, possibilitando a revisão do plano de ensino, refletindo valores e expectativas do professor em relação aos alunos.”
II - “A avaliação também tem três funções pedagógicas: a função didática, a função de diagnóstico e a função de controle.”
III - “A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes.”
IV - “É formativa toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo.”

Questão 9

À luz da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analise as assertivas e assinale a correta.

Questão 10

Leia o seguinte texto e, à luz do art. 4º do PME, marque a alternativa verdadeira.
A execução do PME e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados, sem prejuízo de outras, pelas seguintes instâncias:

I - Secretaria Municipal de Educação de Itapema - SME;
II - Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores;
III - Conselho Municipal de Educação - CME;
IV - Sindicato de Professores.

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