Simulado de concurso para Coordenador Pedagógico

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Coordenador Pedagógico, que exige ensino superior. Organizadoras: AMEOSC, FCC e outras.

Questão 1

No Brasil, desde o século XVI, a oferta de programas de educação escolar às comunidades indígenas es teve pautada em aspectos que parecem inalterados. Dos missionários jesuítas aos positivistas do Serviço de Proteção aos Índios, do ensino catequético ao ensino bilíngue, a tônica empregada ratifica a instituição da escola entre grupos indígenas como um instrumento de

Questão 2

Emília Ferreiro, ao se referir à intervenção adequada à natureza do processo de aprendizagem da língua escrita, indica a

Questão 3

Complete a lacuna corretamente. Para Lev Vygotsky, a zona de desenvolvimento ____________________ trata sobre aquilo que a criança hoje somente consegue realizar com a ajuda de alguém e que mais adiante ela certamente conseguirá realizar sozinha.

Questão 4

Zilma Ramos de Oliveira, destaca como a prática educativa mais importante para promover oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, tendo em vista a relação entre linguagem e pensamento no desenvolvimento da cognição

Questão 5

A avaliação operacional é considerada, por Luckesi (2005), como um recurso subsidiário para a ação pedagógica, no acompanhamento do rendimento escolar. Compete ao professor o ato de decidir e investir na obtenção do que fora planificado. Para discutir como esse processo pode se efetivar, o autor elenca quatro recursos mediadores, destacados a seguir. Assinale a alternativa que não compreende um desses recursos.

Questão 6

Cecília Parra ao teorizar sobre o cálculo mental na escola primária apresenta como hipóteses didáticas:

I. O cálculo mental aumenta o conhecimento no campo numérico.
II. As aprendizagens no terreno do cálculo mental influem na capacidade de resolver problemas.
III. O trabalho de cálculo pensado deve ser acompanhado de um aumento progressivo do cálculo automático.
IV. O cálculo mental reforça as aprendizagens comportamentais.
V. O cálculo mental como componente curricular promove a diminuição da confiança no papel do professor.

Está correto o que se afirma APENAS em

Questão 7

Almeida e Placco (2005 ) destacam, dentro do planejamento escolar, a função desempenhada pelo coordenador pedagógico. Leia as asserções subsequentes e assinale a alternativa que vai de encontro aos ponderamentos apresentados pelas autoras.

Questão 8

Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação infantil, modificar a concepção de educação assistencialista significa atentar para várias questões que vão muito além dos aspectos legais. Envolve, principalmente, assumir as especificidades da educação infantil e rever concepções sobre a infância, as relações entre classes sociais, as responsabilidades da sociedade e o papel do Estado diante:

Questão 9

A partir das expectativas de aprendizagem na Educação Infantil, considerando as linguagens midiáticas e os meios tecnológicos presentes nas instituições de educação infantil, o uso do computador nas escolas

Questão 10

Para entender a escola como uma instituição social, é preciso aprofundar o debate sobre a profissionalização docente. À luz dos ponderamentos de Imbernón (2002), escolha a alternativa que completa o enunciado a seguir: À luz de um novo conceito de profissão e de desempenho prático, considera - se que o conceito de______________ e _____________ deverá passar de __________________ a um conceito mais _________________________________ e _____________________________, a fim de fundamentar o processo de profissionalização em valores voltados para (o/a) ___________________ entre os indivíduos e (o/a) __________________ social.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta