Simulado de concurso para Coordenador Pedagógico

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Coordenador Pedagógico, que exige ensino superior. Organizadoras: AMEOSC, FCC e outras.

Questão 1

Para Telma Weisz, o trabalho de um professor que partilha da concepção construtivista da aprendizagem, orienta-se por

Questão 2

Imbernón (2002) explana sobre a necessária redefinição da docência como profissão. Os aspectos abordados pelo autor auxiliam a com preensão da dimensão social e política do papel desempenhado pelo professor e pelo gestor educacional. Sobre a perspectiva proposta pelo autor, é pertinente afirmar, exceto:

Questão 3

Zilma Ramos de Oliveira, destaca como a prática educativa mais importante para promover oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, tendo em vista a relação entre linguagem e pensamento no desenvolvimento da cognição

Questão 4

Dentro do Projeto Político Pedagógico, é o trecho que apresenta os ideais das ações pedagógicas e como deve ser o cotidiano escolar. Trata-se do:

Questão 5

De acordo com Lerner (2002), ensinar a ler e escrever é um desafio que transcende amplamente a alfabetização em sentido estrito. Logo, é importante que os professores dimensionem assertivamente o projeto de leitura e escrita que será trabalhado, compreendendo o planejamento, a seleção e a organização. Em consonância com as afirmações da referida autora, é possível afirmar, exceto:

Questão 6

No âmbito escolar, o termo autonomia tem sido cada vez mais analisado. Na literatura, há vários trabalhos correlatos ao tema, em que os autores abordam diferentes perspectivas. Dentre eles, é possível destacar a obra: A autonomia dos professores de José Contreras. No plano teórico apresentado pelo autor, o conceito de autonomia na prática docente serve para

Questão 7

Dentre as vertentes do planejamento escolar, há questões voltadas para a afetividade dentro das escolas, em que diversos teóricos compartilham de pensamentos tanto antagônicos quanto congruentes. A autora Valéria Amorim Arantes aborda esse assunto por meio de diferentes perspectivas e posicionamentos. No entanto, de uma maneira geral, alguns aspectos se destacam, sendo explicitados nas asserções subsequentes, com exceção da alternativa:

Questão 8

Cecília Parra ao teorizar sobre o cálculo mental na escola primária apresenta como hipóteses didáticas:

I. O cálculo mental aumenta o conhecimento no campo numérico.
II. As aprendizagens no terreno do cálculo mental influem na capacidade de resolver problemas.
III. O trabalho de cálculo pensado deve ser acompanhado de um aumento progressivo do cálculo automático.
IV. O cálculo mental reforça as aprendizagens comportamentais.
V. O cálculo mental como componente curricular promove a diminuição da confiança no papel do professor.

Está correto o que se afirma APENAS em

Questão 9

Para entender a escola como uma instituição social, é preciso aprofundar o debate sobre a profissionalização docente. À luz dos ponderamentos de Imbernón (2002), escolha a alternativa que completa o enunciado a seguir: À luz de um novo conceito de profissão e de desempenho prático, considera - se que o conceito de______________ e _____________ deverá passar de __________________ a um conceito mais _________________________________ e _____________________________, a fim de fundamentar o processo de profissionalização em valores voltados para (o/a) ___________________ entre os indivíduos e (o/a) __________________ social.

Questão 10

Segundo Maria Carmen Barbosa, o espaço físico da escola na educação infantil pode operar favorecendo a construção das estruturas cognitivas e subjetivas das crianças quando

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