Simulado de concurso para Fonoaudiólogo

Simulado elaborado com questões especificas que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos, para candidatos se prepararem para provas ao cargo de Fonoaudiólogo, de nível superior.

Questão 1

Atualmente, a intervenção fonoaudiológica na unidade de terapia intensiva (UTI) tem recebido grande atenção. A gravidade das condições clínicas do paciente na UTI suscita questões sobre o momento apropriado para a realização de tal intervenção. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Cada vez mais se preconiza que a identificação da alteração da deglutição (disfagia orofaríngea) deve ser realizada e tratada o mais precocemente possível, evitando complicações respiratórias e garantindo o sucesso terapêutico.
( ) A realização da avaliação clínica fonoaudiológica auxilia na redução dos efeitos negativos da restrição alimentar por um período prolongado, como atrofia muscular, diminuição da sensibilidade das estruturas orofaríngeas e riscos advindos do uso de via alternativa de alimentação e de broncoaspiração.
( ) No caso da disfagia, a reabilitação fonoaudiológica pode ser realizada na presença de traqueostomia e é contra-indicada na ventilação mecânica.
( ) O retorno precoce da habilidade de deglutir, mesmo que em pequeno volume, pode ser um resgate importante da saúde e do bem -estar físico e psicossocial dos pacientes internados nesse ambiente.

Assinale que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 2

Processamento auditivo central é o que o cérebro faz desde a detecção do som pelo sistema auditivo periférico até sua compreensão cortical. Para compreensão de tantos aspectos do comportamento auditivo de um indivíduo, sua avaliação tem por objetivo verificar como se encontram os mecanismos fisiológicos e habilidades auditivas. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Figura- fundo é a habilidade de integrar dois estímulos diferentes apresentados no mesmo momento em orelhas diferentes.
( ) Localização da fonte sonora, figura-fundo, fechamento auditivo, integração binaural separação bineural, ordenação temporal, resolução temporal e interação binaural são competências auditivas que possibilitam a compreensão do funcionamento cerebral em seu envolvimento com o estímulo sonoro.
( ) A avaliação do comportamento auditivo do indivíduo tem por objetivo verificar como se encontram os mecanismos psíquicos e habilidades auditivas.
( ) Ao analisar o som, seja ele verbal ou não verbal, e dar um significado ao que ouviu, o cérebro necessita de informações referentes a quatro qualidades: pitch, duração, loudness e timbre.

Assinale que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 3

No tocante às fissuras labiopalatinais, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Podem ser causadas por falta de fusão dos arcos branquiais.

II – Não podem ser causadas por fatores como raça, sexo e idade dos pais.

III – É uma das más formações menos comuns da face.

Questão 4

O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) pode ser útil em várias situações de avaliação audiológica, exceto:

Questão 5

Assinale a alternativa que aponta 03 músculos dos quais são responsáveis pela expressão facial.

Questão 6

Com relação aos sintomas da Disfunção da Articulação Temporomandibular (D-ATM), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – mandíbulas travadas que saem do lugar.

II – dor ao bocejar.

III – dor de cabeça.

Questão 7

Referente ao Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), assinale a alternativa correta.

Questão 8

Os movimentos da mandíbula se fazem através:

Questão 9

Envelhecer significa conviver com alterações da própria idade. Em razão do aumento da sobrevida da população, determinadas doenças estão se tornando cada vez mais frequentes e aumentando assim os riscos de desnutrição e disfagia. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)

( ) A desnutrição e a disfagia em idosos são frequente e erroneamente ignoradas, postergando a identificação e intervenções precoces. A triagem é considerada um processo de identificação de riscos desses indivíduos e promove a determinação de prioridades de assistência.
( ) De acordo com o I Consenso Brasileiro de Nutrição e Disfagia em idosos hospitalizados (2011), a equipe profissional recomendável para a aplicação da triagem deve ser composta por nutricionista, médico, enfermeiro e fonoaudiólogo.
( ) A detecção do risco de disfagia é multiprofissional e pode ter como pilar a identificação de alguns componentes, como: doença de base, antecedentes e comorbidades; sinais clínicos de aspiração; complicações pulmonares; funcionalidade da alimentação.
( ) O delirium não apresenta aumento de risco para a disfagia, portanto não é critério relevante durante o processo de triagem.

Assinale que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 10

Com base no enunciado a seguir, assinale a alternativa mais apropriada: fonoaudiólogo preocupada com sua aparência facial. Ela relata insatisfação com o envelhecimento visível de sua pele, principalmente com relação a perda dos tônus, e a presença de linhas de expressão, rugas e vincos ao redor dos lábios. Na anamnese ela relatou que deseja melhorar a sua aparência facial, mas está no momento não gostaria de realizar Com base na informação, qual a alternativa destaca a melhor conduta do fonoaudiólogo para o caso?

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta