Simulado de concurso para Técnico de Controle Interno

O simulado para Técnico de Controle Interno é uma ferramenta de preparação para aqueles que desejam ingressar na carreira pública como técnico nesta área. O objetivo do simulado é permitir que o candidato avalie seu nível de conhecimento em relação aos temas abordados, identifique suas dificuldades e aprimore seus estudos para a prova.

Questão 1

O controle cidadão pode se dar por meio de Ação Popular e visa anular o ato lesivo:

Questão 2

São atribuições das Comissões Permanentes, em razão da matéria de sua competência e das demais Comissões, no que lhes for aplicável:

I – exercer a fiscalização e o controle dos atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta.

II – exercer o acompanhamento e a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Município e das entidades da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público Municipal.

III – elaborar e executar programas de obras, planos de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer.

Está(ão) CORRETA(S):

Questão 3

Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno, com finalidades determinadas pela Constituição Federal de 1988. Marque a opção INCORRETA:

Questão 4

É o vínculo ao princípio da legalidade que permite a invalidação do ato administrativo por parte da Administração Pública, uma vez que ela tem o poderdever de zelar por sua observância. Nesse sentido, em conformidade à Lei e ao entendimento sumulado, pode-se afirmar que:

I – a Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos.

II – a Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos, ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvadas, em todos os casos, a apreciação judicial.

III – a Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade.

Está(ão) CORRETA(S):

Questão 5

A Emenda Constitucional nº 108/2020 incluiu o parágrafo único, no art. 193 da Constituição Federal de 1988, o qual determina que:

Questão 6

O licitante ou o contratado será responsabilizado administrativamente pelas infrações definidas na Lei nº 14.133/2021. Dentre as sanções aplicáveis, há: I – o impedimento de licitar e contratar. II – a declaração de inidoneidade para licitar ou contratar. Marque a alternativa que descreve o impedimento do responsável em licitar ou contratar com a Administração Pública direta e indireta, considerando o âmbito e o prazo máximo, no que se refere aos itens I e II, respectivamente.

Questão 7

As cláusulas exorbitantes estão previstas na Lei nº 14.133/2021 e são prerrogativas do regime jurídico dos contratos que conferem à Administração:

Questão 8

Segundo o texto da Constituição Federal de 1988, a fiscalização do Município será exercida:

Questão 9

A Constituição Federal de 1988 determina que as atribuições de direção, chefia e assessoramento são destinadas às funções de confiança:

Questão 10

A Lei nº 14.133/2021 prevê que nas contratações de serviços contínuos com regime de dedicação exclusiva de mão de obra, para assegurar o cumprimento de obrigações trabalhistas pelo contratado, a Administração, mediante disposição em edital ou em contrato, poderá, entre outras medidas:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta