Simulado de concurso para Assistente Educacional

O simulado de questões objetivas para Assistente Educacional é uma valiosa ferramenta de preparação para aqueles que desejam ingressar nessa importante função no campo educacional.

Questão 1

Muitos alunos podem apresentar dificuldades na fala ou na escrita devido a impedimentos motores, cognitivos, emocionais ou de outra ordem. Essas restrições funcionais impedem os alunos com deficiência de expressar seus conhecimentos, suas necessidades, seus sentimentos, e é bastante frequente que as famílias e as pessoas em geral confundam tais restrições com a impossibilidade de conhecer, de aprender, de gerenciar a vida, de ser sujeito da própria história. Como fazer para ampliar ou promover uma via alternativa de comunicação para esses alunos? A Comunicação Aumentativa e Alternativa é destinada a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever (BERSCH & SCHIRMER, 2005).

Diante do exposto, assinale a alternativa em que a CAA não possibilita a construção de novos canais de comunicação.

Questão 2

Inicialmente, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) pode simbolizar um grande desafio para professores e instituições. Com isso, estabelecer maneiras de potencializar o processo de ensino e aprendizagem dessas crianças é a melhor alternativa. No entanto, diante de tanta informação, muitos pais e professores ainda não sabem como proceder para suprir essa demanda. Assim, pensar em estratégias que valorizem o percurso educacional do pequeno funciona como uma excelente maneira de proporcionar progressos pedagógicos. Portanto, o contexto da sala de aula encontra um tipo de serviço que contribui com o desenvolvimento da criança e o trabalho do professor. Essa atividade é o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Assinale a alternativa que esclarece o que é o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Questão 3

A própria Declaração Universal dos Direitos Humanos mostra, que são muitos os direitos garantidos a todos e todas, de diferentes esferas: civil, política, econômica, social, cultural, ambiental. Por isso, as práticas educativas que tratam dessas questões são amplas. A Educação em Direitos Humanos parte de três pontos. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. Primeiro, é uma educação permanente, continuada e global.

II. Segundo, está voltada para a mudança cultural.

III. Terceiro, é educação em valores, para atingir corações e mentes e não apenas instrução, ou seja, não se trata de mera transmissão de conhecimentos. Acrescente-se, ainda, que deve abranger, igualmente, educadores e educandos, como sempre afirmou Paulo Freire.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 4

Como explicitado por Mantoan (2006), a inclusão escolar é uma realidade nas escolas públicas e particulares e traz ao ensino escolar brasileiro o desafio de resolver os problemas de acesso e permanência dos alunos, pois para que a inclusão escolar aconteça, de fato, é preciso realizar mudanças pedagógicas que valorizem as diferenças de cada aluno. A partir do conhecimento sobre a origem e definição do atual processo de inclusão escolar, podemos refletir sobre os entraves e sucessos obtidos nessa longa caminhada, compreendendo conceitos e visualizando os direitos e necessidades de pessoas com e sem deficiência no decorrer do tempo. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. Inclusão escolar – uma proposta da aplicação prática ao campo da educação de um movimento mundial que aceita e respeita as diferenças garantindo a todos educação de qualidade.

II. Inclusão parcial – educação que respeita a diversidade e oferece um contínuo de serviços e uma diversidade de opções de ensino e apoio pedagógico além da classe na escola regular.

III. Inclusão total – educação de todos os alunos somente em classe de escola regular.

IV. Integração escolar – um processo educacional com vários níveis, por meio dos quais o sistema educacional proveria os meios mais adequados para atender as necessidades dos alunos.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 5

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir:

I. Acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.

II. Transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior; oferta do atendimento educacional especializado.

III. Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; participação da família e da comunidade.

IV. Acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação; e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 6

A inclusão exige que haja realmente a promoção do desenvolvimento destes alunos, em todos os sentidos, e que suas diferenças e peculiaridades sejam (re)conhecidas e respeitadas. Para que tudo isto não se transforme em mero discurso e plataforma política do ambiente escolar, são necessárias reorganizações efetivas no sistema educacional. Em outros termos, estas reorganizações do sistema educacional envolvem determinadas ações concretas. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Reformulações na escola, por exemplo, questões relacionadas à acessibilidade e recursos específicos.

( ) Reformulações nas práticas dos profissionais de educação, tal como formação, aperfeiçoamento e valorização do professor.

( ) Reformulações nas dimensões do sistema de ensino, ou seja, nas suas dimensões física, funcional e social.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 7

A educação inclusiva é uma proposta pedagógica desafiadora, na qual sua implementação acontece gradualmente e apoiada em ______ como a Resolução do Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Básica nº 2, de 11 de setembro de 2001 (Res. 2/01), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a chamada LDB 96 (BRASIL, 1996), que, por sua vez, são implantadas no âmbito escolar e operacionalizadas por profissionais da educação e professores. Estes profissionais e professores, quando suficientemente qualificados, são capazes de não distorcer e compreender a inclusão educacional de uma maneira mais abrangente. Por não se constituir como uma proposta pedagógica pronta e acabada, há divergências em suas ______ e ______, mesmo entre os especialistas do assunto. Há a visão sobre inclusão escolar, marcada pelo senso comum, ou seja, sem o embasamento técnico e científico que demonstra que ela é um processo em curso, inclusive de caráter sócio-histórico. Nesta visão, tem-se como pressuposto que a inclusão já ocorreu pelo simples fato de os alunos com necessidades especiais terem acesso às ______ sem as dificuldades de outrora.

Tecnicamente, isto não é fato e não é suficiente para caracterizar a inclusão escolar. Por estas razões, esta visão é tomada como “ingênua”.

Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 8

O desenvolvimento sócio-histórico do modelo de integração escolar de alunos com necessidades especiais nas décadas de 1960 e 1970 passou por muitos desafios e críticas. A implantação deste modelo no ensino regular passou por dificuldades, no sentido de que suas próprias indicações não foram respeitadas e cumpridas inicialmente. Esta situação ocorreu em função de distorções na compreensão da proposta de integração escolar, que, por sua vez, declarava que os alunos com necessidades especiais pudessem compartilhar do convívio e das experiências dos demais alunos inseridos no contexto escolar. Na atualidade, a execução da educação inclusiva no sistema educacional é que passa a configurar uma luta diária. Acrescido a este fato, é possível constatar também que existe a necessidade de administrar no cotidiano educacional uma herança negativa deixada pela distorção da compreensão do modelo de integração escolar, especialmente quando este passou a ser implantado no Brasil a partir da década de 1960. Sendo assim, a década de 1960 e 1970 se constituiu como um marco histórico na evolução da luta inclusiva educacional, fenômeno social novo e desafiador que tinha determinado objetivo.

Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta este objetivo.

Questão 9

O conceito de Desenho Universal para Aprendizagem - DUA (Universal Design for Learning) surgiu em 1999 nos Estados Unidos, proposto por David Rose e Anne Meyer, pesquisadores que faziam parte do “Center for applied special technology” (NELSON, 2014).

Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

Questão 10

Uma escola, com Projeto Político Pedagógico que segue o paradigma da inclusão, deve configurar-se como um espaço ______, no que se refere à sua organização, pois mesmo considerando o instituído – leis, valores e componentes curriculares – é enfaticamente reconhecida pela sua característica instituinte, porque estabelece, cria ______ e ______, para a consolidação de uma cultura organizacional que respeita a humanidade em suas diferenças.

Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta