Simulado Professor de Ciências - Questões Objetivas

O simulado elaborado para candidatos ao cargo de Professor de Ciências em concursos públicos é uma ferramenta educacional fundamental para aqueles que desejam lecionar e compartilhar conhecimentos na área de Ciências

Questão 1

A saúde humana depende de uma sistemática de fatores relacionados com o funcionamento do organismo humano. Um dos exames que auxilia o diagnóstico da maioria das doenças é o exame de sangue, em que é possível comparar os índices obtidos com a contagem diferencial. Assim, complete com o termo correspondente: __________________ normalmente auxiliam no controle de reações inflamatórias e alérgicas. Os valores de referências podem variar discretamente entre diferentes laboratórios, ficando entre 0,5% - 1,0%.

Questão 2

Dentro de uma retrospectiva histórica sobre a construção da Didática das Ciências, conforme Cachapuz et al. (2005), qual a situação que vai ao encontro de uma visão absolutamente deformada da atividade científica?

Questão 3

De acordo com o Manual MSD, versão saúde para a família, como é denominada a manifestação mais extrema de desnutrição proteico-energética?

Questão 4

Rocha, Rosa e Cardoso (2009) descrevem detalhadamente as unidades de energia. A seguir, foram explicitados alguns exemplos, dentro da proposta dos referidos autores, porém há um erro em uma das alternativas, assinale-a:

Questão 5

Dentro da obra de Loureiro, “Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola”, uma das reflexões proposta é baseada unicamente no emprego de preposições diferentes que implicam em formas específicas de abordagem. Nesse sentido, leia o excerto extraído da referida obra e assinale a alternativa correspondente. “Construtivista, busca engajar ativamente por meio de projetos de intervenção socioambiental que previnam problemas ambientais. Muitas vezes traz uma visão crítica dos processos históricos de construção da sociedade ocidental, e o meio ambiente se torna meta do aprendizado”.

Questão 6

Em consonância com as perspectivas de Lenzi e Favero, destaque a alternativa incorreta.

Questão 7

Ao analisar a evolução e adaptações ao meio das espécies vegetais, é verdadeira a seguinte afirmativa:

Questão 8

Campos e Nigro analisam duas variáveis presentes no ensino de Ciências: teoria e prática, que fundamentam o processo da investigação. Pense, por exemplo em uma situação prática, na qual “um aluno acredita que o efeito de afundar é determinado pelo volume de um objeto – objetos grandes afundam e objetos pequenos flutuam -, e não pela relação entre a sua massa e o seu volume”. Dentro da visão proposta pelos autores, o que o professor pode fazer para auxiliar de forma prática a compreensão da teoria por parte desse aluno?

Questão 9

Ao analisar um ecossistema, independentemente do seu tamanho, são destacadas duas propriedades emergentes fundamentais: fluxo de energia e ciclagem química. Dentro desse contexto, destaque a única alternativa que não apresenta nenhum erro conceitual.

Questão 10

Um dos desafios apontados por Zanon e Maldaner na consecução de um ensino efetivo de Química é a transformação da prática de sala de aula em uma prática dialógica. O que significa isso?

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta