Simulado de concurso para Assistente Social

Faça esse simulado com questões de Provas Objetivas e se prepare para concursos públicos para a função de Assistente Social, de nível superior. Organizadoras: UPENET/IAUPE, COMPERVE, Gerência de Exames e Concursos da UFMT e FAUEL.

Questão 1

Especialistas apontam que a crise do capital não se trata apenas de uma crise financeira, mas sim, de uma crise estrutural do capital.
No Brasil, a proposta de Reforma da Previdência é uma tentativa de

Questão 2

Assinale a alternativa incorreta em relação ao Sistema Único de Assistência Social - SUAS:

Questão 3

A análise e a produção do atual Código de Ética foram norteadas por duas preocupações: transformá-lo em um mecanismo de defesa da qualidade dos serviços prestados pelos assistentes sociais e dar respaldo jurídico para que o profissional exerça a sua atividade. Na estrutura do Código vigente, os fundamentos que balizam o projeto e os compromissos éticoprofissionais compõem:

Questão 4

A renovação do Serviço Social, a partir da década de 1960, é considerada um marco do processo de revisão crítica da profissão e de questionamento da condição dos países latino-americanos no contexto de dominação burguesa. No que tange ao Movimento de Reconceituação brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

Questão 5

A publicação “A Atuação dos Assistentes Sociais na Política Urbana: Subsídios para Reflexão” menciona estratégias políticas e profissionais nos processos participativos por meio da organização política das classes populares.

São ações desenvolvidas pelo(a) assistente social, sob os pressupostos da autonomia profissional que, ainda que relativas, expressam uma perspectiva de classe, exceto:

Questão 6

Ruth é bancária, tem uma filha biológica de oito (8) anos de idade e, como sonha em ter mais uma filha, está inscrita no cadastro de adoção. Na escola, sua filha fez amizade com Luana, uma criança órfã que vive em um abrigo, enquanto aguarda a adoção. Ruth iniciou um processo de afinidade com a menina, tentando promover o seu acesso a brinquedos e a experiências semelhantes aos de sua filha. Ruth decidiu, então, aderir ao Programa de Apadrinhamento para proporcionar à Luana vínculos externos à instituição, de convivência familiar e comunitária e colaborar, também, com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro, no intuito de, posteriormente, adotá-la. Em relação à adoção de Luana, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº. 8.069/90, Ruth:

Questão 7

Sobre o sigilo do profissional do serviço social, analise os itens abaixo:

I. O sigilo profissional não pode vir separado da reflexão ética como se fosse uma simples questão técnica, ou mesmo, procedimental.
II. No Código de Ética de 1993, o sigilo profissional é um direito do Assistente Social.
III. No Brasil, todos os Códigos de Ética do Assistente Social trataram da questão do sigilo ou de seu sinônimo segredo, ainda que representasse uma forte vinculação moral da doutrina cristã.
IV. De acordo com o Código de Ética em vigor, não é permitida, sob hipótese alguma, a quebra do sigilo profissional.

Estão CORRETOS

Questão 8

A Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, Decreto Federal nº 3.298/1999, garante o oferecimento obrigatório dos serviços de educação especial ao educando portador de deficiência, em unidades hospitalares e congêneres, nas quais esteja internado, por prazo, em meses, igual ou superior a:

Questão 9

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, em sua Parte Especial, dispõe sobre os direitos da pessoa com deficiência no acesso ao Sistema de Justiça. Assinale a alternativa correta.

Questão 10

O Brasil atingiu a marca de mais de 200 milhões de habitantes e, com o aumento da expectativa de vida e a diminuição das taxas de natalidade e mortalidade, a nossa pirâmide demográfica vem adquirindo diferentes contornos. No entanto, ainda somos um país predominantemente jovem, onde, segundo o IBGE (2017), 22.22% da população têm entre 10 a 14 anos. Como forma de proteção e garantia de direitos dessas crianças e adolescentes, foi promulgada, em 13 de julho de 1990, a Lei nº 8.069. Sobre a referida legislação, assinale a alternativa INCORRETA.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta