Simulado de concurso para Assistente Social

Faça esse simulado com questões de Provas Objetivas e se prepare para concursos públicos para a função de Assistente Social, de nível superior. Organizadoras: UPENET/IAUPE, COMPERVE, Gerência de Exames e Concursos da UFMT e FAUEL.

Questão 1

No Brasil, a política educacional não se estrutura como forma de assegurar modos autônomos de pensar e agir, mas se reveste hoje, sob a marca das inversões que são necessárias à reprodução do sistema metabólico do capital. Sobre a atuação do Serviço Social na Educação, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) O grupo de Trabalho do Conjunto CFESS-CRESS Serviço Social na Educação elaborou os Parâmetros de Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação.
( ) A vinculação do Serviço Social com a política de Educação foi sendo forjada desde os primórdios da profissão como parte de um processo de requisições postas pelas classes dominantes quanto à formação técnica, intelectual e moral da classe trabalhadora.
( ) A atuação profissional voltada para a garantia do acesso à educação escolarizada tem sido a marca da inserção de Assistentes Sociais na Política de Educação.
( ) A atuação profissional voltada para a garantia da gestão democrática da escola e da política de educação constitui-se em uma dimensão, cuja construção depende, essencialmente, da afirmação dos pressupostos éticos e políticos, que orientam o projeto profissional da profissão.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA

Questão 2

- Assinale a alternativa correta a respeito das três perspectivas da Renovação do Serviço Social no Brasil.

Questão 3

Ao longo da história, as famílias têm assumido papel central nas ações das políticas públicas. Numa perspectiva crítica, a família deve ser pensada em sua diversidade e no movimento da sociedade, sendo lócus privilegiado de intervenção do Serviço Social. Sobre este tema, assinale a alternativa correta.

Questão 4

O controle social se configura como direito conquistado no processo de redemocratização brasileiro, visando a ampliação da democracia participativa. Nas políticas sociais, a participação é prevista através dos conselhos e conferências. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta.

Questão 5

Os princípios sobre os quais se estruturou o relatório “As Causas Sociais das Iniquidades em Saúde no Brasil” (2008), estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Questão 6

Como um instrumental técnico-operativo, o encaminhamento possibilita respostas às demandas da população usuária das políticas públicas, à socialização de informações e à ampliação do atendimento.
Sobre o uso do encaminhamento pelo Assistente Social, segundo os princípios éticos que pautam sua ação profissional, analise as assertivas.

I - Ter clareza quanto aos objetivos do encaminhamento de modo a evitar “idas e vindas” da população a diferentes órgãos. De preferência, fazer o encaminhamento por escrito, anotando endereço e nome do profissional de referência (quando houver), além de enviar documentação exigida em cada serviço ou programa.
II - Compreender que se trata de procedimento que articula a necessidade do usuário aos serviços da rede socioassistencial ou de outras políticas públicas. Deve ser precedido por contato com o serviço de destino, contribuindo na efetivação do encaminhamento, do mesmo modo que se faz necessário acompanhar seu retorno.
III - Dispensar o registro documental por ser uma atividade simples e cotidiana da maioria dos espaços de trabalho.
IV - Ter claro que encaminhamento vale somente para aquelas situações que só serão respondidas por outras políticas ou serviços.

Estão corretas as assertivas

Questão 7

Leia o trecho a seguir, que discorre sobre o processo de industrialização brasileiro e as mudanças na estrutura do Estado no período pós 1930.

“Se em última instância o Estado não pode permitir a mobilização e organização autônomas da população – pois suas reivindicações rapidamente ameaçariam o ritmo da acumulação e invadiriam a esfera política – não pode também aceitar o esvaziamento dos canais institucionais criados para absorver e enquadrar esses movimentos. Permitiria, dessa maneira, a negação de uma fonte de legitimação política e de integração da população aos marcos do desenvolvimento capitalista, abrindo maior espaço para o fortalecimento de projetos alternativos de hegemonia.´

(Iamamoto, Marilda Villela. Relações Sociais e Serviço Social no
Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 41. ed.
– São Paulo : Cortez, 2014, p.252).

Assinale a alternativa que corresponde corretamente à lógica descrita.

Questão 8

A instituição W realiza atendimento nas áreas de serviço social, psicologia, terapia ocupacional, entre outras, para usuários com transtornos mentais. Com o intuito de executar uma ação menos fragmentada, a equipe em tela trabalha em regime de reciprocidade e mutualidade, exercitando o diálogo.

Diante de tais características, trata-se de uma equipe:

Questão 9

A origem do Serviço Social no Brasil se dá na década de 1930, sendo a intervenção profissional pautada pela doutrina social da Igreja, cuja base advém do _____. Tal concepção propõe a conciliação entre _____, assim como a prática profissional se materializa, naquele momento, em ações de _____, buscando uma harmonização da estrutura de classes.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 10

O Serviço Social considera o Planejamento como

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta