Questões de Raciocínio Lógico - Simulado de Concurso

Preparamos, para você responder, uma uma seleção de questões de Raciocínio Lógico que caíram em provas objetivas de Concursos Públicos.  Organizadoras: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e outras.

Questão 1

Considere verdadeiras as seguintes declarações:
• Todas as pessoas que gostam de basquete também gostam de futebol.
• Não há pessoas que gostam de vôlei e que não gostem de basquete.
Com relação às declarações feitas acima, é correto concluir que:

Questão 2

Numa passagem do livro O Senhor das moscas, de Sir William Golding (1911-1993), premiado com o Nobel de Literatura de 1983, as lentes dos óculos do personagem Piggy são usadas para focalizar os raios do sol e acender uma fogueira. Mais tarde, uns rapazes espancam Piggy e quebram os seus óculos. A partir de então, ele passa a não enxergar direito os colegas mais distantes,por ser muito míope.

Há uma falha evidente nessa narrativa,pois

Questão 3

Uma casa tem, ao todo, 7 portas. Se é verdade que pelo menos 3 portas não estão abertas, pode-se concluir que, nessa casa

Questão 4

Segundo dados da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura –, em 2015, no Brasil, de cada 1.000 habitantes, 981 tinham acesso à água potável. Os dados informam também que a população brasileira era de 207.848.000 habitantes. Com base nesses dados, o número de habitantes brasileiros que em 2015 ainda não tinham acesso à água potável era

Questão 5

Num congresso de Ciências participam 30 cientistas: matemáticos, físicos, químicos e biólogos. O número de físicos e biólogos juntos é metade do número de matemáticos. O número de físicos e químicos juntos é igual ao dobro do número de biólogos. Logo, nesse congresso de Ciências, há o seguinte quantitativo de matemáticos participantes:

Questão 6

Em reportagem sobre acidentes de trânsito no Brasil, publicada em 18/03/2015, o sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati alertou sobre o perigo do uso do celular ao volante. Segundo Biavati: Antes o uso do celular se restringia a ligações de voz, que demandava basicamente uma das mãos. A situação de risco foi maximizada com as mudanças do próprio uso do smartphone. Para você digitar qualquer letra, além da mão, é preciso olhar para a tela. Ou seja, a distração é mais profunda: perde-se o contato visual e o mecânico. Um estudo do NHTSA, departamento de Trânsito dos Estados Unidos, revela que o uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidente. Um risco muito maior do que o causado pela embriaguez! Suponha que dois carros trafeguem a 90 km/h na mesma pista, separados por uma distância de seguimento de 50 m. De repente, em virtude de retenções na via, o carro da frente freia constantemente 2 a uma taxa de 5,0m/s até parar. Porém, o motorista do carro de trás está distraído, lendo uma mensagem no Whatsapp e demora 2,2 s para perceber a luz do freio do carro da frente e mais 0,30 s para reagir e efetivamente pisar fundo no freio, provocando uma 2 forte desaceleração constante de 7,5m/s.

Considerando essas informações, pode-se afirmar que uma colisão

Questão 7

Leia com atenção as afirmações a seguir.

I. Se a cidade de Niterói é a capital de Pernambuco, então o Brasil será campeão mundial de futebol masculino profissional na Rússia em 2018.
II. Se Carlos estuda, então ele passa no concurso.
III. Se Carlos passa no concurso, então ele estuda.
IV. Se Carlos não estuda, então ele não passa no concurso.
V. Se Carlos não passa no concurso, então ele não estuda.

Logo, sobre essas assertivas, pode-se afirmar o seguinte:

Questão 8

Em determinada rua, há 5 residências que estão numeradas em forma de progressão geométrica crescente, de modo que a primeira residência recebeu numeração 3, e a segunda, numeração 12. Com base nessas informações,
assinalar a alternativa CORRETA:

Questão 9

O número máximo possível de placas de automóvel em nosso país, com três letras e quatro algarismos, começadas pela letra B e terminadas pelo algarismo 9, é:

Questão 10

Sabe-se que Miguel ganhou de aniversário uma urna que contém 5 bolas numeradas de 2 a 6, e que, ao calcular as possibilidades na retirada das bolas, chegou às seguintes conclusões:

I - Ao retirar uma única bola ao acaso, a probabilidade de ela ser par ou maior que 3 é de 80%.
II - A probabilidade de se retirar a bola 4 e, em seguida, sem a reposição desta, a bola 6 é de 8%.
III - A probabilidade de se retirar a bola de número 5 e, em seguida, com a reposição desta, a bola de número 2 é de 5%.

Em relação às conclusões de Miguel, pode-se afirmar que:

Tempo de simulado: