Simulado de concurso para Agente de Vetores

Está se preparando para um concurso público na área de saúde e busca aprimorar seus conhecimentos? Então, não perca a oportunidade de participar do nosso Simulado de Provas de Concurso Público para Agente de Vetores.

Questão 1

Assinale a alternativa que apresenta um parasito causador da Malária.

Questão 2

Segundo o Ministério da Saúde, surto de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA) é o evento em que um grupo pessoas apresentam sinais e sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, exceto para _____________ , em que a identificação de apenas um caso já configura um surto.

A lacuna é corretamente preenchida por:

Questão 3

Segundo o Ministério da Saúde, uma situação caracterizada pelo aumento repentino e inesperado no número de casos de uma determinada doença em uma área ou grupo específico de pessoas, em um curto período, é denominado:

Questão 4

A descrição contida no quadro é fornecida pelo Ministério da Saúde para definir um termo frequentemente utilizado na prática da Epidemiologia de Campo.

________ é qualquer dano à integridade física, mental e social dos indivíduos provocado por circunstâncias nocivas, como acidentes, intoxicações, abuso de drogas e lesões auto ou heteroinfligidas.

Na definição fornecida, a lacuna é corretamente preenchida por:

Questão 5

São medidas de prevenção de surtos de doenças transmitidas por alimentos, nos termos do Ministério da Saúde, EXCETO:

Questão 6

Trata - se de uma doença ocular crônica inflamatória que causa cicatrizes na conjuntiva palpebral, levando a problemas que podem causar cegueira. A Chlamydia trachomatis é frequentemente responsável pela infecção, especialmente em comunidades endêmicas e crianças. A patologia descrita é nomeada:

Questão 7

Acerca dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), dispostos na Lei nº 8.080/1990, analise as afirmativas a seguir.

I. O objetivo do SUS é oferecer assistência à saúde por meio de ações integradas de proteção, recuperação e prevenção.

II. O Estado tem a responsabilidade de formular e executar políticas econômicas e sociais que visem à promoção da saúde, proteção contra doenças e garantia de acesso universal e igualitário a serviços de saúde.

III. A identificação dos fatores que influenciam e determinam a saúde é fundamental para o propósito do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a divulgação desses fatores não é parte integrante da sua abrangência.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Questão 8

Trata-se de uma estratégia do SUS, cujos princípios são a transversalidade, indissociabilidade entre atenção e gestão e o protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos. A transversalidade refere-se à integração entre as áreas da saúde e a sociedade. A indissociabilidade entre atenção e gestão significa que a atenção à saúde não pode ser separada da gestão dos serviços de saúde. O protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos destacam o papel ativo da população na gestão dos serviços de saúde, permitindo que tomem decisões sobre sua saúde e participem ativamente na gestão da saúde pública.

A descrição fornecida se refere ao:

Questão 9

Assinale a alternativa que apresenta o termo utilizado para descrever uma enfermidade de presença contínua ou de um agente infeccioso em uma zona geográfica determinada.

Questão 10

Sobre a Lei nº 8.080/1990, analise as afirmativas a seguir e, logo após, marque ( V ) para verdadeira e ( F ) para falsa.

( ) O Sistema Único de Saúde não cobre os serviços de atendimento domiciliar e internação domiciliar, que são exclusivos de empresas particulares.

( ) A Lei regula as ações e serviços de saúde destinados a atender a população indígena em todo o território nacional, seja coletivamente ou individualmente.

( ) A direção municipal do SUS não tem responsabilidade sobre a gestão de laboratórios públicos de saúde e hemocentros.

A sequência está correta em:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta