Simulado de concurso para Auxiliar de Creche

Simulado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Auxiliar de Creche, com exigência do Ensino Fundamental. Organizadoras: AMEOSC, AMAUC e outras.

Questão 1

Não é um fator essencial que deve ser observado durante a manipulação e preparação de alimentos:

Questão 2

Seguindo o disposto no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998, com relação ao Sono e Repouso é INCORRETO afirmar:

Questão 3

O excerto ora apresentado sintetiza :

“Desde o nascimento, as crianças se orientam prioritariamente para o outro, inicialmente para os adultos próximos, que lhes garantem a sobrevivência, propiciando sua alimentação, higiene, descanso etc. O bebê nasce e cresce, pois, em íntimo contato com o outro, o que lhe possibilita o acesso ao mundo. Ele expressa seu estado de bem ou malestar pelas vocalizações, gestos e posturas que são percebidas, interpretadas e respondidas pelo(s) outro(s), conforme aprenderam em suas experiências na cultura à qual pertencem. Entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação afetiva (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc.). Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas também medeiam seus contatos com o mundo, atuando com ela, organizando e interpretando para ela esse mundo. É nessas interações, em que ela é significada/ interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características. As pessoas com quem construíram vínculos afetivos estáveis são seus mediadores principais, sinalizando e criando condições para que as crianças adotem condutas, valores, atitudes e hábitos necessários à inserção naquele grupo ou cultura específica.”

Questão 4

A higiene das mãos constitui-se um recurso simples e eficiente entre as atitudes e procedimentos básicos para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. É sempre bom lembrar que os adultos servem de modelo para as crianças que observam suas atitudes e por isso é aconselhável que eles também lavem as mãos, sempre que necessário. É importante que o professor lembre de lavar as mãos dos bebês, seja após a troca, caso eles tenham tocado as próprias fraldas, seja após engatinharem e explorarem o ambiente, ou antes de receberem alimentos na própria mão. Assim que eles adquirirem a marcha, podem observar o adulto e as outras crianças lavarem suas mãos e iniciar o exercício dessa habilidade. (RCNEIS, 1998, V.2, p.33).

O excerto apresentado está explanando sobre as Orientações Didáticas relacionadas a:

Questão 5

“O brincar é atividade __________________ para crianças pequenas, é brincando que elas descobrem o mundo, se comunicam e se ______________________ em um contexto ___________________.”

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Questão 6

Segundo o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96 e alterações, no que concerne a Educação Infantil, delibera-se:

I - A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
II - A educação infantil será oferecida em: A- creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; B - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
III - A educação infantil terá avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
IV - A educação infantil terá carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
V – O atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.
VI – O controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.
VII – A expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Questão 7

“O processo educativo da criança é marcado pela ___________________ de valores, crenças, normas e representações sociais ___________________ que continuem com o processo de formação corporal, cultural, psicológica e social, e assim, para a realização e envolvimento dos sujeitos em suas _______________________ atividades produtivas e sociais.”

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Questão 8

A educação infantil possui duas dimensões essenciais. São elas:

I – Cuidar;
II – Educar.

Sobre os itens acima:

Questão 9

São princípios constitucionais da Educação Brasileira previstos na Constituição Federal de 1988, EXCETO:

Questão 10

“Segundo as diretrizes nacionais para a educação Infantil, nessa etapa deve-se _______________ o cuidado e a educação, valorizando a aprendizagem para a conquista da cultura da vida, por meio de atividades ___________________ em situações de aprendizagem, formulando proposta pedagógica que considere o currículo como conjunto de experiências em que se articulam saberes da experiência e socialização do conhecimento em seu ___________________.”

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Tempo de simulado: