Simulado de concurso para Dentista

Simulado elaborados com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para candidatos se prepararem para provas ao cargo de Dentista, que exige ensino superior.

Questão 1

Qual alternativa, abaixo, se caracteriza como um princípio estético do preparo ideal?

Questão 2

Segundo o artigo 196 da Constituição Federal, A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. A qual princípio do SUS esse artigo relaciona-se?

Questão 3

Qual alternativa, abaixo, não se enquadra como um parâmetro de escolha para um implante dentário?

Questão 4

No planejamento das próteses totais, possíveis limitações podem ser identificadas no exame clínico do paciente desdentado total, e que podem implicar no tratamento em si. Sobre as limitações citadas, assinale a alternativa incorreta.

Questão 5

Durante muito tempo os principais métodos utilizados na clínica para detecção e avaliação da extensão de lesões de cárie por cirurgiões dentistas foram exame clínico visual, tátil e radiográfico, classificados como métodos tradicionais ou convencionais de detecção. Outros métodos, chamados de complementares, são descritos na literatura. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.

_____: é um sistema de detecção de cáries oclusais baseado na observação de uma alteração no comportamento de uma corrente elétrica ao atravessar a lesão cariosa (Fejerskov e Kidd1 , 2005, Kuhnisch et al.16, 2006). Com o processo de desmineralização do tecido dentário há uma mudança na condutância elétrica do dente, até mesmo quando a superfície permanece aparentemente intacta.
_____: torna mais fácil a detecção de cáries secundárias, através de suas imagens bidimensionais em "fatia", porém não mostra nenhuma melhoria significativa na detecção de cárie proximal (Kalathingal et al.20, 2007).
_____: é um método de detecção qualitativo de cáries que se baseia na transiluminação dos dentes, a partir da qual a observação de sombras na estrutura dental é indicativa de lesão cariosa (Fejerskov e Kidd1 , 2005). Esse método tem sido muito utilizado para a detecção de cáries interproximais, assim como para a avaliação da profundidade de lesões oclusais (Cortes et al.8 , 2003).

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 6

Como é denominada a distância entre a linha que passa, no centro dos implantes mais posteriores com a linha que passa nos implantes mais anteriores, multiplicada por dois?

Questão 7

É o relacionamento maxilo-mandibular independente do contato dentário, em que os côndilos articulam-se, na posição anterossuperior contra as inclinações posteriores das eminências articulares. Nessa posição a mandíbula realiza um movimento, puramente, rotativo. Clinicamente, é uma posição de referência útil e repetível. Qual alternativa, abaixo, é o conceito base do texto, acima?

Questão 8

O diagnóstico diferencial entre as formas mais leves de fluorose dentária e opacidades de esmalte não fluoróticas merece especial atenção. Fejerskov et al. (1994) propõem a utilização de alguns critérios que podem facilitar esse processo. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Na Fluorose Dentária, a área afetada são todas as superfícies do esmalte ou perto das pontas das cúspides e bordas incisais, enquanto que nas opacidades do esmalte, são geralmente centralizadas em superfície lisa de extensão limitada.
( ) Na Fluorose Dentária, o formato da lesão assemelha-se à sombra de uma linha traçada com lápis, a qual segue as linhas incrementais do esmalte. No grau leve, as linhas se fundem e têm aparência nebulosa. Nas bordas das cúspides/incisais, há formação de coberturas brancas irregulares ("cobertura de neve) e nas opacidades do esmalte, são redondas ou ovais.
( ) Na Fluorose Dentária, a cor é branca opaca ou amarelo-creme até vermelho-escuro alaranjada na época da erupção, enquanto que nas opacidades do esmalte, são linhas brancas opacas ou nuvens, até aparência calcária. "Cobertura de neve" Nas margens das cúspides/incisais. Pode apresentar descoloração castanha na parte mesioincisal dos incisivos superiores centrais após a erupção.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 9

Os Anti-inflamatórios Não Esteroidais (AINEs) são os medicamentos mais utilizados na Odontologia. Estes agentes inibem as cicloxigenases, enzimas importantes no metabolismo do ácido araquidônico. Em odontopediatria, um desses AINES não deve ser utilizado em crianças menores de 12 anos, pois pode levar a alterações no desenvolvimento dos rins. Sobre este, assinale a alternativa correta.

Questão 10

Qual é o tipo de preparo em que a parede gengival forma um segmento de circunferência da parede axial até a terminação, propriamente, dita?

Tempo de simulado: