Simulado de concurso para Educador Social

Confira simulado especifico com questões de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Educador Social, que exige ensino superior. Organizadoras: Crescer Consultorias, Alternative Concursos e FUNDEP (Gestão de Concursos).

Questão 1

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

A informação, monitoramento e avaliação estão ressaltados na Política Nacional de Assistência Social na perspectiva do SUAS destacando que as _________________________ e a ampliação das possibilidades de _____________ contemporânea têm um significado, um sentido técnico e político, podendo e devendo ser consideradas como veios _____________ para uma melhor atuação no tocante às políticas sociais e a nova concepção do uso da informação, do monitoramento e da avaliação no campo da política de assistência social.

Questão 2

O SINASE reafirma a diretriz do Estatuto da Criança e do Adolescente sobre a natureza pedagógica da medida socioeducativa. É medida restritiva de liberdade:

Questão 3

A Política Pública de Assistência Social objetiva “Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural.”. Nesse sentido, é correto afirmar que a palavra equidade significa

Questão 4

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei n.º 8.742/93), art. 2o, a assistência social tem por objetivos, exceto:

Questão 5

A Tecnologia Assistiva é uma terminologia ainda muito nova. Assinale a alternativa que descreve corretamente a Tecnologia Assistiva.

Questão 6

Com relação às Orientações Técnicas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Segurança de acolhida: diz respeito de todo cidadão ter suas demandas e necessidades supridas e respeitadas.

II - Segurança do desenvolvimento da autonomia individual, familiar e social: diz respeito à necessidade humana de estar em relação com o outro, com seu núcleo primeiro, a família.

III - Segurança do convívio ou vivência familiar, comunitária e social: compreende a necessidade de desenvolver-se de forma independente, com respeito à liberdade de escolha, poder de decisão e condições de exercício da cidadania.

Questão 7

A Política Nacional de Assistência Social trata-se de uma política pública que se particulariza na dinâmica que se processa no cotidiano das pessoas. A esse respeito, é correto afirmar que essa política se configura, necessariamente, na perspectiva

Questão 8

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069/90, art. 18-B, os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá- los ou protegê-los que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso:

I. Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família.
II. Obrigação de tratamento psicológico ou psiquiátrico.
III. Encaminhamento a cursos ou programas de orientação.
IV. Obrigação de encaminhar os responsáveis a tratamento especializado.
V. Advertência para a criança.

Questão 9

A realização do trabalho em rede pressupõe um trabalho articulado no âmbito da comunicação, de processos de intervenção e também de compreensão da realidade em sua totalidade. É correto afirmar que o trabalho em rede significa

Questão 10

As ações da Assistência Social, conforme previsto na Política Nacional de Assistência Social, estão organizadas em dois tipos de proteção social, que são:

Tempo de simulado: