Simulado de concurso para Enfermeiro

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Enfermeiro, que exige ensino superior. Organizadoras: COPERVE e outras.

Questão 1

O rápido crescimento da população idosa, em poucos anos irá mudar completamente o atual quadro demográfico, trazendo efeitos significativos em todos os níveis da sociedade, principalmente na saúde pública e consequentemente para os profissionais da saúde. Analise as afirmativas abaixo.

I. As quedas constituem importante agravo à saúde do idoso e estão associadas a elevados índices de morbimortalidade. Algumas causas mais comuns das quedas são fatores ambientais; diminuição da acuidade visual; distúrbios de equilíbrio e marcha. É função do enfermeiro identificar os fatores de risco na consulta de enfermagem.
II. A demência caracteriza-se pelo prejuízo de um nível intelectual prévio. A causa mais comum de demência é a Doença de Alzheimer, responsável por 50-60% de todos os casos, e sua prevalência aumenta após os 60 anos de idade. Após o enfermeiro identificar o agravo é necessário o encaminhamento para uma avaliação especializada.
III. A sexualidade faz parte de todas as etapas da vida, e sua expressão saudável é fundamental para a felicidade do ser humano. Durante a consulta de enfermagem o enfermeiro pode identificar o surgimento de algum problema que possa interferir na sexualidade da pessoa idosa, por exemplo, a polifarmácia, transtornos físicos e psicológicos.

Assinale a alternativa correta.

Questão 2

As intoxicações exógenas representam de 5% a 10% de todos os atendimentos em serviços de emergência e das internações em unidades de terapia intensiva. São consequências clínicas ou bioquímicas da exposição aguda a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

Questão 3

O Processo de Enfermagem (PE) é um método utilizado para se implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem. De acordo com a Resolução 358-2009,o PE deve ser realizado de modo deliberado e sistemático e organizado em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e decorrentes. Analise as afirmativas abaixo.

I. A primeira etapa do Processo de Enfermagem consiste em Investigação (Anamnese e Exame Físico), cujo propósito é avaliar o estado de saúde da pessoa, identificar problemas e estabelecer relacionamento terapêutico.
II. A segunda Etapa do Processo de Enfermagem é o Diagnóstico de Enfermagem definido como o julgamento clínico sobre as respostas humanas reais ou potenciais apresentadas por indivíduos, famílias e comunidades a problemas de saúde.
III. A terceira etapa trata-se da Avaliação da Assistência de Enfermagem, onde ocorre a verificação de mudanças nas respostas do indivíduo, da família ou da comunidade em um dado momento para que haja a implementação da assistência.
IV. A quinta etapa é a implementação da Assistência de Enfermagem, onde a equipe de enfermagem realiza o cuidado direta ou indiretamente, cumprindo e registrando a prescrição do enfermeiro.

Assinale a alternativa correta.

Questão 4

Atualmente, é sabido que a qualidade do atendimento em enfermagem, incluindo os procedimentos técnicos, é fundamental para o manejo e a recuperação do paciente. Assinale a alternativa correta.

Questão 5

O cateterismo cardíaco é um procedimento invasivo muito importante para o paciente e para a equipe de saúde.

Por meio desse procedimento, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais desse órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias.

Sobre os cuidados de Enfermagem pós-cateterismo, assinale a alternativa incorreta.

Questão 6

No que se refere às hemorragias, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Hemorragia arterial: ocorre quando há perda de sangue de uma artéria (rompida ouu cortada).

II – Hemorragia venosa: pode ser considerada grave se a veia comprometida for de grosso calibre.

III – Hemorragia capilar: é um sangramento acelerado com mais volume de sangue, que ocorre nos vasos capilares.

Questão 7

O tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma síndrome clínica e fisiopatológica que resulta da oclusão da circulação arterial pulmonar por um ou mais êmbolos.

É uma causa potencialmente reversível de choque e parada cardiorrespiratória (PCR), e o tratamento é determinado pela gravidade.

Sobre o TEP, assinale a alternativa incorreta.

Questão 8

Uma mulher multigesta, cuja gravidez foi confirmada, pergunta ao(à) enfermeiro(a) qual será a data provável do parto. O primeiro dia de seu último período menstrual foi 20 de março. Usando a regra de Naegele, o(a) profissional de saúde estima que a data provável do parto (DPP) será:

Questão 9

A saúde sexual e reprodutiva da mulher manifesta-se através da vivência livre, agradável, prazerosa e segura, da sexualidade humana, com direito a autonomia para se reproduzir. As ações de planejamento reprodutivo, realizada pela equipe de saúde são voltadas para o fortalecimento dos direitos sexuais e reprodutivos dos indivíduos. Analise as afirmativas abaixo.

I. Durante o acolhimento de enfermagem o enfermeiro deve realizar uma escuta qualificada, identificando os motivos do contato da mulher e direcionando-a ao atendimento necessário.
II. O enfermeiro deve orientar pessoas em idade fértil (10-39 anos), considerando os aspectos biopsicossociais relacionados ao livre exercício da sexualidade e do prazer.
III. São critérios para esterilização voluntária, a laqueadura, mulheres com capacidade civil plena que tenham idade maior que 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos.
IV. De acordo com a OMS os métodos contraceptivos: DIU de cobre e os anticoncepcionais injetáveis são contra indicados para mulheres hipertensas, por constituírem fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Assinale a alternativa correta.

Questão 10

Sobre a insuficiência cardíaca descompensada, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. É a primeira causa de internação entre as doenças cardiovasculares no Brasil.
II. Dispneia, edema, congestão hepática e ascite são sinais de baixo débito cardíaco.
III. Volume de líquidos excessivo, intolerância à atividade e fadiga são alguns dos seus diagnósticos de enfermagem.
IV. Os diuréticos são indicados para aumentar a pré-carga e melhorar os sintomas de retenção hídrica.
V. A diminuição da frequência cardíaca é um dos seus mecanismos compensatórios.

Tempo de simulado: