Simulado de concurso para Engenheiro Agrônomo

Simulado montado com questões especificas de Avaliações Objetivas de concursos públicos para Engenheiro Agrônomo, que exige ensino superior. Organizadoras: CETREDE, AMEOSC e outras.

Questão 1

Segundo historiadores, o ciclo da cana - de - açúcar começou quando esta foi inserida ao mesmo tempo, em três diferentes Capitanias Hereditárias: Bahia, Pernambuco e São Vicente. Já no ano de 1549, os três estados possuíam dezoito engenhos - banguê, trinta engenhos - banguê e dois engenhos - banguê respectivamente. Desde então a cana - de - açúcar segue sendo uma das grandes culturas que alavancam a economia brasileira.

A cultura pode ser plantada em três épocas diferentes:

I - No sistema de ano - e - meio (cana de 18 meses), o plantio se dá entre os meses de dezembro a março, período das águas, passa pelo período vegetativo de abril à agosto, e após esse tempo, a cana começa a amadurecer para ser colhida entre 16 e 18 meses.

II - No sistema de ano (cana de 12 meses), a cana é plantada no período de outubro a novembro em algumas regiões, e apresenta menor produtividade que a cana de 18 meses.

III - O plantio de inverno é feito com o uso de torta de filtro aplicada no sulco de plantio, pois a torta fornece a umidade necessária para a brotação permitindo o plantio em época de estiagem.

Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 2

Existem diversos fatores naturais que provocam a erosão, como o clima, a topografia e a vegetação. Pode ser de causa fluvial, eólica e glacial, mas a principal e mais comentada é a erosão pluvial, ou seja, causada pelo impacto das chuvas.

A erosão pluvial pode ocorrer de diferentes maneiras. Assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 3

O Brasil é um dos maiores produtores de floresta do mundo com uma área de aproximadamente 7 milhões de hectares, sendo que o estado de Minas Gerais lidera em área plantada, contando 1,49 milhão de hectares, seguido por São Paulo, com 1,18 milhão, Paraná, 817 mil, Bahia 616 mil e Santa Catarina com 645 mil hectares. Juntos, estes estados abrangem 72% da superfície nacional de florestas plantadas. Essas florestas são compostas principalmente de Pinus e Eucalipto e exercem importantes funções, exceto:

Questão 4

Um fruticultor deseja implantar uma área com a cultura do mamoeiro. O espaçamento a ser adotado no local definitivo será de 2,5 m x 2,0 m. Ele planeja explorar uma área total com 50 hectares com essa cultura. A fim de atender essa demanda, o fruticultor terá um total de plantas, nestes 50 ha, de

Questão 5

Essa doença tem sido verificada em plantas localizadas em áreas recém-desmatadas e já foi encontrada em diversas coníferas como: Abies, Araucaria, Chamaecyparis, Criptomeria, Cupressus, Juniperus, Larix, Libocedrus, Pinus, Pseudotsuga, Sequoia, Thuya, Tsuga. Em folhosas temos Acacia, Acer, Alnus, Betula, Castanea, Fagus, Juglans, Morus, Platanus, Populus, Robinia, Quercus. As árvores com essa doença apresenta crescimento vagaroso, tornam-se amarelecidas. Apresentam exsudação de resina na base do tronco e nas raízes. Posteriormente, começam a ter queda acentuada de acículas, secamento de terminais de galhos e, finalmente, morrem. Em alguns casos é possível observar a presença de cogumelos (basidiocarpos) na base das árvores vivas e no solo, acima de raízes infectadas.
O nome dessa doença e o agente causal são respectivamente:

Questão 6

Um calendário agrícola para plantio é uma ferramenta que fornece orientações sobre o momento ideal de plantio de diferentes culturas em determinada região, com base em condições climáticas e outras considerações específicas. Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito as características climáticas das principais culturas brasileiras:

Questão 7

Sobre os tipos de sistemas de Irrigação por aspersão, analise as afirmativas.

I. Sistema de aspersão por tubos perfurados portáteis: a aspersão é feita por meio de linhas laterais perfuradas, do tipo leve com acoplamento rápido, instaladas sobre o solo ou suspensos em armações rústicas de madeira ou aproveitando as próprias estruturas tutoras de algumas culturas.
II. Sistema pivô central: é um sistema de movimentação circular, autopropelido a energia hidráulica ou elétrica. É constituído, em geral, de uma linha, com vários aspersores de 200 a 800 m de comprimento, com tubos de aço de acoplamento especial, suportada por torres dotadas de rodas, nas quais operam os dispositivos de propulsão do sistema, imprimindo à linha um movimento de rotação, em torno de um ponto ou pivô que lhe serve de ancoragem e de tomada de água por bombeamento de poços profundos juntos do pivô ou da adutora.
III. Sistema autopropelido com canhão hidráulico: esse sistema consiste em um canhão hidráulico, montado sobre carreta, que se desloca sobre o terreno, irrigando-o simultaneamente, cobrindo, em geral, uma faixa de até 130 m de largura por 500 m comprimento.

Assinale a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Questão 8

Sobre a formação de cargas no solo, é possível afirmar que:

I Há dois tipos de cargas no solo: cargas permanentes ou constantes e cargas variáveis.

II As cargas permanentes são formadas por substituição isomórfica de íons de tamanhos semelhantes, mas com cargas diferentes.

III As cargas variáveis o correm por dois mecanismos nos grupos hidroxila (OH) quando expostos na superfície dos coloides , dissociação e desprotonação.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 9

Segundo a Lei Federal n° 9.712, de 20 de novembro de 1998, sob a coordenação do Poder Público foi criado o SUASA. Assinale a alternativa correta que corresponda ao significado desta sigla.

Questão 10

É de grande importância na importação de produtos vegetais o conhecimento das Pragas Quarentenárias, pois oferecem grande risco às produções agrícolas se adentrarem no território brasileiro. Com base nos conhecimentos sobre pragas quarentenárias, julgue as alternativas a seguir:

I – pragas quarentenárias A1 estão relacionadas às pragas de importância econômica, mas que se encontram ausentes no território;
II – qualquer praga exótica e nunca antes observada no Brasil deve ser definida como praga quarentenária A2;
III – pragas não quarentenárias regulamentadas são as que cuja presença nas plantas para plantação influi no uso proposto para essas plantas com repercussões economicamente inaceitáveis e que, portanto, está regulamentada no território da parte contratante importadora.

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta