Simulado de concurso para Farmacêutico

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Farmacêutico, que exige ensino superior. Organizadoras: VUNESP, Nosso Rumo, INAZ do Pará e outras.

Questão 1

Os estudos farmacoepidemiológicos podem envolver dados coletados de forma prospectiva (dados primários) e dados já coletados para algum outro propósito (dados secundários). Assinale a alternativa que descreve, corretamente, uma vantagem do uso dos dados primários.

Questão 2

Existem 2 tipos de receptores adrenérgicos (α e β), cada um deles com alguns subtipos. A ativação dos receptores

Questão 3

A respeito dos medicamentos que integram a lista ³C´ conforme regulamentado na portaria nº 344 de 1998 e suas atualizações, assinale a alternativa incorreta.

Questão 4

Assinale a alternativa correta no que concerne à farmacodinâmica.

Questão 5

Conforme a Resolução n° 417/04, que aprova o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, estão entre as PROIBIÇÕES ao farmacêutico:

Questão 6

São atribuições Clínicas do Farmacêutico:

I- Fazer a anamnese farmacêutica, bem como verificar sinais e sintomas, com o propósito de prover cuidado ao paciente.
II- Elaborar o plano de cuidado farmacêutico do paciente.
III- Solicitar exames laboratoriais, no âmbito de sua competência profissional, com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia.
IV- Realizar, no âmbito de sua competência profissional, administração de medicamentos ao paciente.

Estão corretas as disposições:

Questão 7

Sobre o exame laboratorial de hemoglobina glicada, analise as afirmativas abaixo.

I. O termo genérico hemoglobina glicada refere-se a um conjunto de substâncias formadas com base em reações entre a hemoglobina A (HbA) e alguns açúcares. O processo de glicação de proteínas envolve uma ligação não enzimática e permanente com açúcares redutores como a glicose, ao contrário do processo de glicosilação, que envolve uma ligação enzimática e instável.
II. Os métodos baseados em ligações específicas usam a diferença estrutural ou química entre hemoglobina glicada e HbA0 para separar as frações. Os principais exemplos são os métodos imunológicos que usam anticorpos direcionados ao N-terminal glicado da hemoglobina (sequências que variam de 3 a 8 aminoácidos) e são específicos para a fração HbA1c, sendo que os resultados são expressos com porcentagem de HbA1c.
III. A cromatografia líquida por troca iônica (HPLC) e a eletroforese usam a diferença de carga elétrica entre GHb e HbA0. O princípio baseia-se no fato de que a ligação da glicose, ou de outro açúcar, ao amino grupo terminal da cadeia Į altera a carga total da hemoglobina, fazendo com que a fração glicada migre mais rápido em um campo elétrico ou em resinas de troca iônica, permitindo a separação das frações. Os métodos de HPLC por troca iônica permitem a automação e são métodos bastante robustos.
IV. O teste de albumina glicada reflete a média dos níveis glicêmicos das últimas duas a três semanas. À semelhança da hemoglobina glicada, os seus resultados são expressos em porcentagem, mas ainda há uma grande variação nos valores de referência (de 0,8-1,4 a 18-22%) devido a não padronização dos testes.

Assinale a alternativa correta.

Questão 8

Os testes bioquímicos são utilizados amplamente para a diferenciação de diversos gêneros de bactérias.

A diferenciação entre bactérias do gênero Staphylococcus e Streptococcus pode ser observada com a utilização do teste de:

Questão 9

As doenças crônicas não transmissíveis apresentam incidência e prevalência crescente no Brasil e no mundo.

Sobre esse grupo de doenças e sua farmacoterapia, assinale a alternativa incorreta.

Questão 10

Os fármacos que afetam o sistema nervoso autônomo são divididos em dois grupos, os colinérgicos e os adrenérgicos. Sobre as famílias de receptores colinérgicos assinale a alternativa correta.

Tempo de simulado: