Simulado de concurso para Fisioterapeuta

Simulado com questões especificas ao cargo de Fisioterapeuta, tiradas de Prova Objetiva realizada em concurso público para a função, de nível superior. Organizadora: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

A paralisia cerebral pode ser classificada pela localização da lesão encefálica e o tipo resultante do tônus muscular. Assinale a alternativa que não contempla um tipo de paralisia cerebral de acordo com a classificação apontada, no enunciado:

Questão 2

Sobre o uso da hidroterapia (HT) em água comum e da crenoterapia (CT) água termal no alívio da dor, analise as afirmativas abaixo:

I. Os diferentes modos de aplicação terapêutica da água recebem os nomes de termalismo social, balneoterapia (BT), talassoterapia, CT e HT.
II. A designação de BT/CT refere-se ao uso terapêutico das águas minerais naturais cuja composição química pode ser classificada como sulfurada, radioativa, bicarbonatada, ferruginosa, entre outras, para prevenção,tratamento
e reabilitação de várias doenças.
III. Recurso importante para a reabilitação de alterações funcionais, tendo como princípio os efeitos físicos, químicos, fisiológicos e cinesiológicos, obtidos pela imersão do corpo em piscina geralmente aquecida.
IV. Os exercícios na água aquecida melhoram a movimentação das articulações, o relaxamento, a redução da tensão muscular, de espasmos musculares, o aumento da resistência e força musculares, além de beneficiar o retorno venoso, melhorar a circulação periférica e favorecer a diminuição da dor.

Assinale a alternativa correta.

Questão 3

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, e pode ocorrer por diversas causas. A fisioterapia vem evoluindo, no tratamento dessa disfunção com bastante êxito. Como conduta fisioterapêutica, no tratamento da incontinência urinária podemos destacar:

Questão 4

Não é uma contraindicação da crioterapia:

Questão 5

Em relação a fisiologia cardíaca:

Questão 6

A bronquiolite é uma doença que atinge de 70% a 80% dos casos a criança menor de dois anos, com um pico de frequência de dois a dez meses. O diagnóstico de bronquiolite baseia-se essencialmente em critérios clínicos, como:

Questão 7

A força muscular é classificada em uma escala que vai de 0 a 5. Quando se tem contração muscular com movimento, porém sem vencer a ação da gravidade, estamos diante do grau.

Questão 8

Sobre as cadeias cinéticas, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

A definição comumente utilizada para _____ exercícios em cadeia cinética é a de que, se o _____ estiver livre para se mover no espaço e não sustentar o peso corporal, a cadeia é considerada _____, e na ocorrência do contrário a cadeia é considerada _____.

Questão 9

É uma contraindicação do recurso terapêutico conhecido com ultrassom:

Questão 10

Os sinais patológicos são os emaranhados neurofibilares e as placas senis. Os primeiros são agregados intracelulares de filamentos retorcidos do citoesqueleto e proteínas tau anormalmente fosforilada. As últimas são neuritos anormais que envolvem um agregado central B-amilóide no neurópilo entre células nervosas. O córtex límbico é o mais afetado. O texto acima descreve a fisiopatologia de qual doença?

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta