Simulado de concurso para Jornalista

Simulado com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para a função de Jornalista, de nível superior. Organizadora: FUNDEP – Gestão de Concursos.

Questão 1

Leia o texto a seguir.

São recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outras estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, atributos de um texto de mídia que podem motivar por meio das redes sociais ligando as pessoas em troca de bytes significativos” (JENKINS, 2014). (fragmento adaptado)

Segundo o autor, o conceito anterior refere-se à:

Questão 2

No que se refere aos gêneros textuais e tipos de textos, assinale a alternativa que apresenta uma característica do tipo/gênero “injuntivo”:

Questão 3

Leia: “é importante manter uma coerência nas suas mensagens e isso pode ser feito por meio da criação, um guia para inspirar e validar as suas criações, assegurando que os conteúdos entregues aos seus contatos sejam relevantes.” Considerando a leitura, qual a estratégia de mailing proposta?

Questão 4

Segundo Jenkins, em seu livro Cultura da Conexão (2014), na era do compartilhamento digital e no atual cenário de incertezas, muitos antigos modelos para compreender os públicos deixam de ser aplicáveis. Mesmo assim, considerações estratégicas e técnicas podem aumentar as chances de o conteúdo ser propagável.

As considerações estratégicas, a seguir, descritas pelo autor estão corretas no que se refere à mídia propagável, EXCETO:

Questão 5

O modelo que apoia sua argumentação a partir de dados recuperados no passado para contextualizar a informação presente ou propor uma reflexão sobre o futuro. Trata-se da reportagem:

Questão 6

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando conceitos a suas corretas definições.

COLUNA I

1. Follow up
2. Press kit
3. Mailing list
4. Clipping

COLUNA II

( ) Material que contém relação de veículos e jornalistas contratados para divulgação, com dados básicos, como nome completo, cargo, editoria, telefone, e-mail, entre outros.
( ) Ação que visa a obter retornos, por telefone, do envio de press releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletiva à imprensa.
( ) Reunião de matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a avaliar o desempenho do assessorado e de seus concorrentes.
( ) Pasta ou arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, sua atividade, seu histórico, faturamento, locais em que atua, entre outros.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 7

__________ é uma das características mais importantes das redes sociais. As publicações permitem que os utilizadores se expressem e estabeleçam diálogos. Assim, as empresas podem conhecer a opinião do público e contactar diretamente o seu público-alvo para melhorar as relações.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

Questão 8

Segundo Nilson Lage (2001, p. 73), a entrevista é o procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo.
Com base nos tipos de entrevista, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.

COLUNA I

1. Ritual
2. Em profundidade
3. Temática
4. Testemunhal

COLUNA II

( ) Pode servir para ajudar na compreensão de um problema, expor um ponto de vista.
( ) É geralmente breve. O ponto de interesse está mais centrado na exposição do entrevistado do que no que ele tem a dizer.
( ) A reconstituição do evento é feita do ponto de vista particular do entrevistado que, usualmente, acrescenta suas próprias interpretações.
( ) O objetivo da entrevista é a figura do entrevistado.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 9

Cabe à assessoria de imprensa estreitar relações entre os órgãos de imprensa e seus clientes.
Em relação às funções de uma assessoria de imprensa, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Se porventura ocorrer um desentendimento entre um assessor de imprensa e um jornalista, é papel da assessoria de comunicação se reportar ao editor ou proprietário do veículo para que o problema seja solucionado.
( ) Uma das funções da assessoria de imprensa é organizar entrevistas coletivas, que devem ser solicitadas somente se o assunto tiver realmente interesse público.
( ) A assessoria de comunicação deve agir como um facilitador, interlocutor e mediador nas relações do jornalista com a instituição e as fontes.
( ) A assessoria de imprensa deve produzir cursos de capacitação que desenvolvam midia training, ou seja, um treinamento, na tentativa de otimizar o contato das fontes da empresa com a mídia.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 10

Segundo Jenkins (2014), no modelo de mudança de distribuição para circulação, o público não é visto mais como simplesmente um grupo de consumidores de mensagens pré-construídas, mas como pessoas que estão moldando, remixando, reconfigurando e compartilhando conteúdos de mídia.

Para retratar isso, o autor cunhou o termo que ficou conhecido como:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta