Simulado de concurso para Médico Veterinário

Para aprofundar seus conhecimentos na área de medicina veterinária, preparamos esse simulado com questões especificas que caíram em Provas Objetivas de concursos públicos, para o cargo de Médico Veterinário, o qual exige nível superior.

Questão 1

Verificada a ocorrência de doença de notificação obrigatória, o IDAF/AC adotará as medidas zoossanitárias indicadas para o seu efetivo controle e erradicação, de acordo com o Decreto N. 8.178 de 27 de junho de 2003. Desta forma, o proprietário de animais susceptíveis ou qualquer pessoa física ou jurídica que tenha conhecimento das doenças descritas no regulamento, fica obrigado a comunicar ao IDAF/AC a suspeita de ocorrência, no prazo de:

Questão 2

No que se refere ao manejo de animais de pequeno e médio porte, mais precisamente a respeito da contenção, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – O médico veterinário deve utilizar, sempre que possível, o maior número de recursos durante a contenção.

II – Antes de realizar a contenção, é necessário aproximar-se do animal e promover interações entre examinador e paciente.

III – Há dois tipos de contenção: contenção física e contenção anatópica.

Questão 3

A Brucelose é considerada uma zoonose, e de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, regulamentado pela Instrução Normativa N. 06, de 08 de janeiro de 2004, será realizado o teste de diagnóstico indireto de rotina:

Questão 4

A febre aftosa é uma doença viral aguda, altamente contagiosa que acomete animais de casco fendidos, caracterizada por lesões vesiculares, erosões e úlceras na cavidade bucal, nas áreas interdigitais, focinho e tetas. O vírus da febre aftosa e um picornavírus do gênero Apthovirus. Pelo menos sete cepas imunologicamente distintas do vírus da febre aftosa são conhecidas, dentre elas:

Questão 5

O parasitismo é um problema que acomete os rebanhos mundiais, particularmente em países tropicais e subtropicais, e os parasitas externos (ectoparasitas) ocupam lugar de destaque entre as parasitoses dos animais domésticos.

Com relação às substâncias utilizadas para o controle de ectoparasitas, assinale a alternativa correta.

Questão 6

A estratégia de atuação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal é baseada na adoção de procedimentos de defesa sanitária animal que visa a baixar a prevalência e a incidência da tuberculose.

Sobre esse programa de controle e erradicação da tuberculose animal, assinale a alternativa incorreta.

Questão 7

Os felinos são capazes de aumentar ou diminuir a atividade das enzimas do ciclo metabólico da _________, ou seja, quando a dieta apresenta baixo teor de proteína o organismo destes animais consegue conservar os aminoácidos e quando consomem alto teor de proteína oferece um mecanismo que cataboliza o excesso.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

Questão 8

Das áreas de atuação da epidemiologia, podemos citar:

I - Descrição das condições de saúde da população por meio da construção de indicadores de saúde. Exemplo: taxa de mortalidade, taxa de incidência de uma doença.

II - Investigação dos fatores determinantes da situação de saúde. Exemplo: investigação de agentes etiológicos, fatores de risco.

III - Avaliação do impacto das ações para alterar a situação de saúde. Exemplo: avaliação do impacto do saneamento para diminuir parasitoses na comunidade.

É correto o que se afirma em:

Questão 9

Em relação as medidas zoossanitárias direcionadas ao combate e controle da Anemia Infecciosa Equina – AIE, de acordo com o Decreto Nº 8.178 de 27 de junho de 2003, são obrigatórias. Detectado o foco da doença, quais medidas poderão ser adotadas?

Questão 10

Escherichia coli é uma bactéria, quanto à morfologia, descrita como:

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta