Simulado de concurso para Monitor de Educação Infantil

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, baseado em questões de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Monitor de Educação Infantil, que exige ensino médio. Organizadoras: FUNRIO, OBJETIVA CONCURSOS e outras.

Questão 1

O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma a respeitar as diferentes necessidades da criança.
Nessa organização, deve ser considerado de fundamental importância para assegurar a qualidade do trabalho desenvolvido:

Questão 2

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura à criança e ao adolescente o direito à educação.
Um outro direito garantido pelo ECA é:

Questão 3

Em seu Capítulo II, o ECA trata do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.
Um aspecto que compreende o direito à liberdade de crianças e adolescentes está definido em:

Questão 4

De acordo com Fonseca, Wallon identifica diferentes estágios do desenvolvimento infantil. Quanto à característica da fase impulsiva, assinalar a alternativa CORRETA:

Questão 5

Conforme MINOZZO e ÁVILA, sobre as formas de evitar a contaminação no caso de primeiros socorros, analisar os itens abaixo:

I - Sempre lavar as mãos antes de atender um aluno com ferimento.
II - Qualquer manuseio com aluno ferido, com sangramento ou fratura deve ser feito apenas com o uso de luvas de procedimento (de látex).
III - A manobra de respiração boca a boca oferece riscos mínimos de contaminação entre aluno e professor, no entanto, o professor é sempre obrigado a realizar tal manobra.

Estão CORRETOS:

Questão 6

Considerando o Capítulo II da LDB, que trata da Educação Básica no país, pode-se afirmar que:

Questão 7

No ECA há direitos e deveres de competência do Estado, como também dos responsáveis e dos dirigentes de estabelecimento de ensino.
Um dos deveres relacionados aos dirigentes de estabelecimentos de ensino está indicado na seguinte alternativa:

Questão 8

Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento das atividades intelectuais e sociais superiores; por isso mesmo, são indispensáveis à prática educativa.
A alternativa que contém termos diretamente associados à importância do brincar para o fazer educativo é:

Questão 9

A LDB estabelece regras específicas para assegurar a qualidade da ação do Estado sobre a Educação Infantil.
Tendo em vista as atividades e processos necessários para a organização do trabalho educativo nessa etapa da escolaridade, é INCORRETO considerar como fundamental:

Questão 10

A criança se desenvolve obedecendo a uma sucessão de estágios com características próprias. Compreender estas etapas auxilia o trabalho de planejar e de oferecer estímulos que favoreçam o desenvolvimento infantil.
Veja, nas tabelas abaixo, os estágios e as principais características do desenvolvimento infantil, segundo Piaget.

Estágio 1 − sensório motor
2 − pré-operatório

 

Características W – Compreender o mundo através de seus
sentidos e movimentos.
X – Desenvolver jogos simbólicos, tipo “faz de
conta” e o jogo de imitação.
Y – Compreender o mundo a partir do “seu” ponto
de vista, pensamento egocêntrico.
Z – Brincar com o corpo, querer sentir fisicamente
os objetos

A relação correta entre as duas tabelas está representada por:

Tempo de simulado: