Simulado de concurso para Pedagogo

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Pedagogo: , que exige ensino superior. Organizadoras: SELECON, CPCON, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

Sobre Educação a Distância, podemos afirmar que:

I- é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
II- as universidades, por gozarem de autonomia pedagógica, podem oferecer cursos superiores a distância sem solicitação de credenciamento específico pelo Ministério da Educação.
III- a primeira geração de Educação a Distância no Brasil foi caracterizada pelos cursos por correspondência.
IV- o credenciamento de instituição para a oferta de cursos ou programas a distância terá prazo de validade de até 10 anos, podendo ser renovado mediante novo processo de avaliação.
V- a tecnologia está totalmente integrada na Educação a Distância. Os alunos utilizam os mais diversos recursos de comunicação por meio de computadores conectados à Internet.

Estão CORRETASapenas as afirmativas

Questão 2

Segundo Zabala (1998), para uma boa aprendizagem são necessários um clima e um ambiente adequados, constituídos por relações em que predominem a aceitação, a confiança, o respeito mútuo e a sinceridade. Para que tal ocorra, o professor deverá desempenhar um papel:

Questão 3

Segundo Zabala (1998), a corrente construtivista considera o ensino como “um processo de construção compartilhada de significados, orientados para a autonomia dos alunos.” Para que esse processo ocorra de modo eficaz, o professor deve buscar metodologias que:

Questão 4

Avalie as seguintes informações acerca do Curso de Pedagogia e a Formação do Pedagogo:

I- O Curso de Pedagogia foi regulamentado pela primeira vez através do Decreto-Lei nº 1.190/39.
II- O Curso de Pedagogia atualmente forma professores para a educação infantil, para os 5 primeiros anos do ensino fundamental; e o supervisor educacional.
III- Adiretriz que regulamenta o Curso de Pedagogia é a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.
IV- Conforme a legislação vigente, o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
V- O Parecer nº 252/69 definiu a estrutura curricular do Curso de Pedagogia até a promulgação da Lei nº 9394/96.

É CORRETO o que se afirma apenas em

Questão 5

Sobre a Educação Superior no Brasil é CORRETO afirmar que

Questão 6

Lück (2000) destaca que a sociedade defronta-se com um grande leque de áreas de conhecimento e de teorias dentro dessas áreas, que passam a gerar dúvidas, tendo em vista que tais conhecimentos foram, em geral, produzidos por meio da visão de linearidade e atomização, resultando em conhecimentos dissociados do todo ou de outras partes desse mesmo todo.
Nesse sentido, para que seja possível reverter esse tipo de conhecimento distanciado da realidade, desagregado, limitado, surge a necessidade da proposição de contextos e currículos

Questão 7

No campo dos sistemas de saúde, os debates acerca da educação e desenvolvimento dos recursos humanos levaram a contrastar os paradigmas das denominadas Educação Continuada e Educação Permanente (PNEPS, 2006, p.44). Sendo assim, relacione os tipos de educação representados pelas letras A e B com as características elencadas logo abaixo.
A. Educação Continuada
B. Educação Permanente

I. Representa uma continuidade do modelo escolar ou acadêmico, centralizado na atualização de conhecimentos, geralmente
com enfoque disciplinar, em ambiente didático e baseado em técnicas de transmissão, com fins de atualização.
II. Incorpora o ensino e o aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas sociais e laborais, no contexto real em que ocorrem.
III. É uma estratégia descontínua de capacitação com rupturas no tempo: são cursos periódicos sem sequência constante.
IV. Coloca as pessoas como atores reflexivos da prática e construtores do conhecimento e de alternativas de ação, ao invés de receptores.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre tipo de educação e respectivas características.

Questão 8

Os programas, as políticas ou os projetos que fazem parte, estritamente, da Política de Ensino Superior no Brasil são:

I- Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
II- Programa Universidade Para Todos (PROUNI), Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), Educa Mais Brasil.
III- Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
IV- Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), Todos pela Educação (TPE) e Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
V- Programa Universidade Para Todos (PROUNI), Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

Estão CORRETASas afirmativas

Questão 9

Quanto ao previsto para a Segurança do Paciente, segundo a RDC nº 63/2011, o serviço de saúde deve estabelecer estratégias e ações voltadas para Segurança do Paciente. Sobre tais estratégias, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Mecanismos de identificação do paciente e orientações para a higienização das mãos.
( ) Ações de prevenção e controle de eventos adversos relacionada à assistência à saúde, mecanismos para garantir segurança cirúrgica e orientações para administração segura de medicamentos, sangue e hemocomponentes.
( ) Mecanismos para prevenção de quedas dos pacientes, mecanismos para a prevenção de úlceras por pressão e orientações para estimular a participação do paciente na assistência prestada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 10

De acordo com a Lei 13.005/2014, referente ao Plano Nacional de Educação-PNE, em seu Art. 2º, são diretrizes do PNE, analise os itens abaixo:

I. Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
II. Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.
III. Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública.
IV. Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País.
V. Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade, independente dos resultados e da proporção do Produto Interno Bruto/PIB.

Estão CORRETAS, apenas,

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