Simulado de concurso para Pedagogo

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Pedagogo: , que exige ensino superior. Organizadoras: SELECON, CPCON, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

No que se refere a Gestão Colegiada do Polo de Educação Permanente em Saúde para o SUS, tem-se que a gestão colegiada introduzirá uma mudança estrutural nas linhas formais de elaboração de propostas, coordenação e execução financeira. A esse respeito, é sabido que o Colegiado de Gestão de um Polo de Educação Permanente em Saúde para o SUS é um(a) _____.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Questão 2

Os estudos sobre as organizações ajudam substancialmente a compreender a aprendizagem no trabalho e os intercâmbios que facilitam ou impedem a mudança nas organizações. O interesse desta relação entre a aprendizagem e a organização-contexto da prática nos serviços de saúde justifica-se por certas situações. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.

Questão 3

A elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico ou do plano de desenvolvimento institucional de uma unidade de educação consistem numa estratégia para conduzir, de forma articulada, as ações.
Nas etapas de coordenação do projeto ou plano, é necessário investir coletivamente em, EXCETO:

Questão 4

Na Seção V ± Da Gestão de Pessoal da RDC nº 63/2011, apresentam-se que as exigências referentes aos recursos humanos do serviço de saúde incluem profissionais de todos os níveis de escolaridade, de quadro próprio ou terceirizado. Contudo, o serviço de saúde deve possuir _____ de acordo com seu perfil de demanda.
Assinale alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Questão 5

A partir da criação do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, o Ministério da Saúde assumiu seu papel de gestor federal do Sistema Único de Saúde [...]. A principal marca de gestão, resultante da criação deste Departamento estará na (o) _____, em outras palavras, na(o) _____, realizando o encontro das práticas formativas com as práticas de atenção e gestão no setor, respeitando o seu controle social.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 6

A Portaria nº 198/GM em 13 de fevereiro de 2004 institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Quanto à composição de Polos de Educação Permanente em Saúde para o SUS, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Gestores estaduais e municipais de saúde e de educação e instituições de ensino com cursos na área da saúde.
( ) Escolas técnicas, escolas de saúde pública e demais centros formadores das secretarias estaduais ou municipais de saúde e núcleos de saúde coletiva.
( ) Hospitais de ensino e serviços de saúde, estudantes da área de saúde, excetuando-se trabalhadores de saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 7

Conforme o Art. 39, § 20, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB.9394/96, A educação profissional e tecnológica abrangerá alguns cursos. Sobre eles, analise os itens abaixo:

I. de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
II. de educação profissional técnica de nível médio.
III. de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
IV. de educação experimental no campo das tecnologias.
V. de formação profissionalizante, tendo duração curta de até dois anos.

Estão CORRETOS, apenas,

Questão 8

Segundo Libâneo (200S), a oferta de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino e com as seguintes características:

Questão 9

A Educação Permanente em Saúde (EPS) se configura como uma proposta de aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações. Nessa perspectiva, o Ministério da Saúde instituiu, no ano de 2004, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta.

Questão 10

Considere que: ³a capacitação desenvolve-se, também, sob a influênciade umagrande variedade de condições institucionais, políticas, ideológicas e culturais, que antecipam e determinam o espaço dentro do qual a capacitação pode operar seus limites e possibilidades. Um estudo recente mostra como se operacionalizam estas condições. Reconhecê-las é a primeira condição para evitar desvios frequentes´ (PNEPS, 2006, p. 39). Quanto aos possíveis desvios, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)ou Falso(F).

( ) a simplificação, que reduz o problema da educação de pessoal a uma questão de aplicação de métodos e técnicas pedagógicas, sem a compreensão substancial de seus enfoques e sem a compreensão estratégica do contexto político institucional de realização.
( ) a tendência em atuar por meio de programas e projetos, cuja lógica é de começo e fim, além de sua dependência de fontes específicas de financiamento, ao invés de fortalecer a sustentabilidade e a permanência das estratégias educativas ao longo do tempo.
( ) a visão processual da educação, que pensa todos os processos educativos como parte substancial de uma estratégia de mudança institucional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Tempo de simulado: