Simulado de concurso para Pedagogo

Simulado montado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Pedagogo: , que exige ensino superior. Organizadoras: SELECON, CPCON, UPENET/IAUPE e outras.

Questão 1

No campo dos sistemas de saúde, os debates acerca da educação e desenvolvimento dos recursos humanos levaram a contrastar os paradigmas das denominadas Educação Continuada e Educação Permanente (PNEPS, 2006, p.44). Sendo assim, relacione os tipos de educação representados pelas letras A e B com as características elencadas logo abaixo.
A. Educação Continuada
B. Educação Permanente

I. Representa uma continuidade do modelo escolar ou acadêmico, centralizado na atualização de conhecimentos, geralmente
com enfoque disciplinar, em ambiente didático e baseado em técnicas de transmissão, com fins de atualização.
II. Incorpora o ensino e o aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas sociais e laborais, no contexto real em que ocorrem.
III. É uma estratégia descontínua de capacitação com rupturas no tempo: são cursos periódicos sem sequência constante.
IV. Coloca as pessoas como atores reflexivos da prática e construtores do conhecimento e de alternativas de ação, ao invés de receptores.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre tipo de educação e respectivas características.

Questão 2

Sobre o Projeto Pedagógico de Curso podemos afirmar que:

I- constituem esse documento os seguintes sistemas: Sistema de Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem, Sistema de Avaliação do Projeto do Curso e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
II- é um documento obrigatório para autorização do curso pelo órgão compete de ensino da esfera Estadual ou Federal.
III- é facultada a todas as Instituições de Ensino Superior a oferta ou não de Atividades Complementares a cada curso.
IV- deve apontar o SISU como única forma de acesso ao curso pelos candidatos.
V- deve apresentar, de forma rápida, a justificativa da oferta do curso em relação ao contexto local e regional em que a IESestá localizada e as demandas que justificam a oferta do curso. Deve excluir dados estatísticos, socioeconômicos e ofertas similares por outras IES.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Questão 3

Os estudos sobre as organizações ajudam substancialmente a compreender a aprendizagem no trabalho e os intercâmbios que facilitam ou impedem a mudança nas organizações. O interesse desta relação entre a aprendizagem e a organização-contexto da prática nos serviços de saúde justifica-se por certas situações. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.

Questão 4

Na Seção V ± Da Gestão de Pessoal da RDC nº 63/2011, apresentam-se que as exigências referentes aos recursos humanos do serviço de saúde incluem profissionais de todos os níveis de escolaridade, de quadro próprio ou terceirizado. Contudo, o serviço de saúde deve possuir _____ de acordo com seu perfil de demanda.
Assinale alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Questão 5

Para Luckesi (2006), a avaliação é:

Questão 6

Segundo Libâneo (200S), a oferta de educação inclusiva para alunos com necessidades especiais deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino e com as seguintes características:

Questão 7

“Segundo Finger (2003), a educação de adultos tem merecido especial atenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desde a sua criação, podendo a sua contribuição para este campo ser considerada histórica, especialmente no que se refere à alfabetização e educação básica de adultos.”

Nesse sentido, analise as características que fundamentam essa proposição:

I. despertar, no adulto, a consciência da necessidade de instruir-se e a noção clara da sua participação na sociedade.
II. partir dos elementos que compõem a realidade do educando, que se destacam como expressão de sua relação direta e contínua com o mundo em que vive.
III. impor o método ao educando de acordo com a realidade da maioria e sua condição cognitiva.
IV. propor conteúdos de conhecimento, que devem ser justificados como uma contribuição para melhoria das condições de vida do cidadão.
V. realizar atividades problematizadoras, considerando a realidade e os conhecimentos prévios dos educandos.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

Questão 8

A partir da criação do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, o Ministério da Saúde assumiu seu papel de gestor federal do Sistema Único de Saúde [...]. A principal marca de gestão, resultante da criação deste Departamento estará na (o) _____, em outras palavras, na(o) _____, realizando o encontro das práticas formativas com as práticas de atenção e gestão no setor, respeitando o seu controle social.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 9

Segundo Zabala (1998), para uma boa aprendizagem são necessários um clima e um ambiente adequados, constituídos por relações em que predominem a aceitação, a confiança, o respeito mútuo e a sinceridade. Para que tal ocorra, o professor deverá desempenhar um papel:

Questão 10

Para Piaget, o conhecimento humano ocorre em quatro fases ou estágios, que são:

Tempo de simulado: