Simulado de concurso para Recepcionista

Simulado com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o cargo de Recepcionista, que exige ensino médio. Organizadoras: Instituto Quadrix e outras.

Questão 1

Assinale a alternativa correta, sob o prisma dos princípios e orientações para o ensino na Constituição Brasileira.

Questão 2

Assinale a alternativa que contraria os direitos de nacionalidade estabelecidos na Constituição Federal brasileira.

Questão 3

As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação. Em situação de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades predeterminadas a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados, tais como: comunicação, cooperação, respeito, amizade. Analise as afirmativas seguintes.

I. Os valores representam as convicções básicas de que um modo especifico de conduta ou de condição de existência. Contêm um elemento de julgamento, baseado naquilo que o individuo acredita ser correto, bom ou desejável. Os valores costumam ser relativamente estáveis e duradouros.
II. As atitudes são afirmações avaliadoras – favoráveis ou desfavoráveis – em relação a objetos, pessoas ou eventos. Refletem como um individuo se sente em relação a alguma coisa.
III. Na maioria das situações, as atitudes são o mesmo que os valores, pelo fato de ambos estarem interrelacionados e envolverem três componentes: cognitivo, afetivo e comportamental.

Está correto o que se afirma em:

Questão 4

A inviolabilidade do sigilo de correspondência é direito absoluto em favor do cidadão, não sendo possível, por exemplo, que o diretor de um presídio possa interceptar cartas endereçadas aos detentos, mesmo quando houver prática de crime.

Questão 5

O princípio da dignidade humana é inspirador do ordenamento constitucional contemporâneo e prevê diversas ações ou garantias estatais para a concretização dos direitos fundamentais. Assim, os direitos e garantias expressos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. Nesse sentido, assinale a única assertiva que está de acordo com o preceito constitucional da dignidade da pessoa humana.

Questão 6

Compete ao Senado Federal aprovar, por voto secreto, após arguição pública, a escolha, dentre outros, do presidente e dos diretores do Banco Central.

Questão 7

Qualidade no atendimento ao público é algo sempre esperado, mas nem sempre encontrado. Ela requer treinamento, prática, conhecimento do público-alvo, comportamento adequado, cortesia e muitas outras particularidades que podem fazer toda a diferença no trato com as pessoas. Sobre características fundamentais que o atendente deve ter, julgue as afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F).

(...) A celeridade é uma característica importante, sobretudo quando há a necessidade de prestar informações a muitas pessoas.
(...) Na resolução de conflitos, é sempre esperado que o atendente seja condescendente, seja por interesse, complacência, respeito ou reverência.
(...) Rigor no cumprimento das tarefas, no sentido de pontualidade, é uma conduta correta.
(...) A clareza, a concisão e a impessoalidade são alguns dos requisitos para a boa comunicabilidade com o público.

Pode-se afirmar que:

Questão 8

Relativamente aos direitos e deveres individuais, previstos no texto constitucional, é incorreto afirmar que:

Questão 9

Um servidor precisa cumprir deveres para que seja comprovada a sua competência para exercer o cargo ao qual foi nomeado. Com relação aos deveres do servidor, podemos afirmar que ele deve ter todas essas qualificações, EXCETO:

Questão 10

Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais. Julgue as seguintes afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F).

(...) A partir de divergência de percepções e ideias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva.
(...) As situações de conflito são componentes inevitáveis e necessários da vida grupal.
(...) O conflito pode ter consequências positivas, funcionais, como também disfuncionais, ou seja, negativas, a depender de sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado.
(...) O estilo de evitação reflete uma postura nem assertiva, nem cooperativa, na pretensão de evitar ou fugir ao conflito. É usado quando o problema é trivial, ou quando não há chance de ganhar ou requer tempo para obter informações ou um desacordo pode ser oneroso ou perigoso.

Pode-se afirmar que:

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