Simulado de concurso para Técnico em Patologia Clínica

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas aplicadas em concursos públicos para o cargo de Técnico em Patologia Clínica, que exige ensino médio. Organizadoras: NUCEPE e FUNCAB.

Questão 1

CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) é responsável pela maioria das atribuições relativas ao estabelecimento de normas, análise de risco, acompanhamento, emissão de certificados de qualidade em biossegurança (CQB) para o desenvolvimento de atividades em laboratório nessa área, definição do nível de biossegurança e classificação dos OGM (organismos geneticamente modificados). Também caberá à comissão emitir parecer técnico prévio conclusivo sobre a biossegurança desses organismos e seus derivados nas atividades de pesquisa e uso comercial. As características físicas estruturais e de contenção de um laboratório determinam o tipo de microrganismo que pode ser manipulado em suas dependências. Com isso, marque alternativa correta que condiz com a classe de risco 2, para classificação do organismo segundo seu potencial patogênico.

Questão 2

A recomendação da sequência dos tubos é baseada na (CLSI H3-A6, Procedures for the Collection of Diagnostic Blood Specimens by Venipunctures; ApprovedStandart, 6thed.) e deve ser respeitada, para que não ocorra contaminação por aditivos nos tubos subsequentes (contaminação cruzada dos aditivos), quando há necessidade da coleta para diversos analitos de um mesmo paciente. Com base nessa recomendação, qual deve ser o quarto tubo utilizado na ordem de coleta?

Questão 3

Sobre a coleta do líquido cefalorraquidiano, sabe-s que devem ser coletados 3 tubos. Nesse contexto marque a alternativa que possui a ordem correta para análise dos tubos coletados.

Questão 4

Marque a alternativa que mostra os parâmetros químicos e bioquímicos que são avaliados na tira reagente do exame de urina.

Questão 5

Parte do microscópio óptico que tem como função: focar nitidamente a imagem que se está a visualizar, ou seja, permite uma focalização mais limitada e mais fina.

Questão 6

Vários fatores interferentes são relatados na literatura, como o tempo de contato prolongado do soro ou plasma com as células, existência de hemólise em grau variado, hemoconcentrações causadas por evaporação, temperatura incorreta de armazenamento da amostra, transporte incorreto, uso incorreto de aditivos (anticoagulantes), etc. O reconhecimento e a gerência dessas variáveis permite o estabelecimento de um controle efetivo na redução do erro e, portanto, uma melhor aplicabilidade dos resultados dos exames do paciente. A separação do soro ou plasma das células sanguíneas deve ser realizada o mais rápido possível. Um tempo máximo de duas horas para essa separação deve ser seguido, a fim de evitar interferências nas dosagens dos analitos, EXCETO:

Questão 7

Para ajustar o pH de um corante, um técnico precisou preparar uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) a 0,25M.

Considerando o volume final desejado de 50mL, calcule a massa de NaOH necessária para o preparo desta solução.

(Considere as massas atômicas: Na = 23; O = 16; H =1).

Questão 8

Grande parte dos desvios observados na coleta de urina de 24 horas é causada por problemas relacionados à, EXCETO:

Questão 9

A definição na qual o processo de desinfecção terminal de superfícies e objetos contaminados com microrganismos patogênicos, de forma a torná-los seguros à manipulação, se refere à:

Questão 10

Qual a sequência de tubos plásticos para coleta de sangue?

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta