Simulado de concurso para Técnico em Telecomunicações

O Técnico em Telecomunicações é uma profissão que se concentra na instalação, manutenção e reparo de equipamentos de telecomunicações. Preparamos um simulado com questões de provas objetivas que caíram em concurso público para o cargo.

Questão 1

Conforme a teoria eletromagnética, em especial a lei circuital de Ampère, ao circular uma corrente contínua por um condutor cilíndrico reto, linhas de fluxo magnético irão aparecer nas proximidades do condutor. Essas linhas de fluxo magnético caracterizam a existência de um campo magnético, que é uma quantidade vetorial com módulo, direção e sentido.

No caso do condutor cilíndrico reto citado, o campo magnético terá

Questão 2

O grande diferencial tecnológico dos sistemas 4G em relação aos sistemas 3G é a mudança da técnica de transmissão CDMA (3G) para técnica de transmissão OFDM (4G). Comparando estas 2 (duas) tecnologias, é CORRETO o que se afirma em:

Questão 3

Com relação as redes de comutação digitais TST (Temporal Espacial Temporal) e STS (Espacial Temporal Espacial), interprete as afirmativas a seguir e escreva verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta:

I - nas redes TST, as rotas alternativas são constituídas por caminhos físicos distintos, o que torna as torna mais confiáveis que as redes STS.

II - em redes de comutação de baixa capacidade, o custo de configuração da TST, principalmente em razão do custo das memórias, tende a ser maior que o da STS.

III - o processamento necessário para o estabelecimento de uma rota numa rede TST é mais simples do que na rede STS.

IV - as redes STS permitem a operação sem necessidade de sincronismo entre os vários enlaces de entrada. Já as redes TST necessitam um estágio anterior destinado ao sincronismo dos vários enlaces de entrada.

Questão 4

Qual é o comprimento de uma onda eletromagnética viajando a 100 m/s numa frequência de 20 Hz?

Questão 5

Com a evolução da tecnologia e a redução de custos, as fibras ópticas tornaramse a opção mais viável para a transmissão de grandes volumes de informação. A técnica utilizada em sistemas ópticos que permite colocar vários comprimentos de onda distintos em uma única fibra óptica é denominada de

Questão 6

O processo de alocação e liberação dos recursos de uma rede para utilização pelos diversos serviços é denominado comutação. O Sistema Telefônico Fixo Comutado (STFC) utiliza a comutação de

Questão 7

Sobre sinais analógicos e digitais, interprete as seguintes questões:

I - os sinais digitais são contínuos no tempo e podem ter infinitos valores instantâneos.

II - os sinais analógicos apresentam variação discreta de amplitude e um número finito de símbolos.

III - nos sinais digitais os valores fixos de amplitude estão associados aos dígitos 0 e 1.

É CORRETO o que se afirma em:

Questão 8

Para permitir que um telefone convencional se conecte diretamente a uma rede de telefonia IP, é necessária a utilização de um adaptador chamado

Questão 9

Alguns cuidados devem ser tomados nas instalações de antenas, particularmente quando se manipulam elevadas potências, ou seja:

I - a frequência de projeto.

II - o tipo de linha de transmissão.

III - o nível de potência a ser manipulado.

IV- a influência da umidade.

É CORRETO o que se afirma em:

Questão 10

A rede GSM permite que as operadoras dos Sistemas Móveis Celulares combinem componentes de diferentes fabricantes, o que torna a arquitetura muito fléxivel. Os principais grupos de componentes dos sistemas que formam a arquitetura da rede GSM são: Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto:

I - _______: é a parte da rede responsável pela conexão do assinante à rede GSM.

II - _______: é a parte responsável pelas conexões de radiofrequência com o sistema de comutação.

III - _______: é a parte responsável pela interconexão da rede GSM com a rede pública.

IV - _______: responsável pela administração, operação e manutenção dos grupos de componentes.

Tempo de simulado: