Simulado Professor de Geografia - Questões Específicas

O simulado voltado para candidatos ao cargo de Professor de Geografia em concursos públicos é uma ferramenta educacional essencial para aqueles que almejam lecionar e compartilhar conhecimentos na área de Geografia.

Questão 1

Ao analisar os sistemas socioeconômicos, a globalização e o capitalismo contemporâneo, Edmilson Costa traz algumas ponderações em relação aos apologistas da globalização. Dentro da percepção pautada nessa apologia, sobre os neoliberais e o neoliberalismo, é impertinente a afirmativa:

Questão 2

A Geografia, ao refletir a intervenção humana sobre os espaços naturais e, consequentemente, sua transformação em espaços geográficos, utiliza dois conceitos principais explicitados a seguir, assinale-os:

Questão 3

A compreensão do pensamento que rege o estudo de Geografia Política passa necessariamente pelo discernimento dos aspectos que compreendem a consecução do conhecimento científico em relação a uma abordagem estritamente ideológica. Em consonância com a perspectiva de Costa (2010), qual a alternativa que se refere à ideologia?

Questão 4

Conforme Geiger, ao analisar “a morfologia do território brasileiro, a fachada atlântica, a leste, apresenta uma planície litorânea de largura variável, semeada de morros e maciços isolados”. Ainda segundo o mesmo autor, essa composição é constituída por:

Questão 5

De acordo com Geiger, as formas dos países e cidades tanto oferecem possibilidades como limites. Em relação à configuração brasileira, bem como a posição de alguns dos seus principais centros e mar territorial, depreende-se, exceto:

Questão 6

De acordo com Edmilson Costa, os apologistas da globalização estruturam seu pensamento a partir de alguns fundamentos básicos. Nesse sentido, qual alternativa a seguir representa “uma espécie de entidade mítica, um demiurgo capaz de regular desde as trocas de mercadoria nas mais distantes aldeias até o comércio internacional?

Questão 7

A configuração dos fluxos globais de pessoas, bens, capitais e serviços é resultado de processos de caráter sociopolítico, cultural, ambiental, educacional etc. Logo, é preciso analisar a historicidade que caracteriza o papel da Geografia e do geógrafo em cada contexto. Retomando o século XVIII, marcado pela revolução industrial, Moreira (2011) afirma que aquela realidade exigia uma postura do geógrafo pautada na rigorosidade do mapeamento da localização de recursos e matéria-prima para a produção. Naquele contexto, como o perfil do geógrafo passa a ser visto e a Geografia compreendida?

Questão 8

“O conceito de região é uma importante categoria de análise para a Geografia e tem sido utilizado desde a Geografia clássica com diferentes significações, na tentativa de compreender o espaço geográfico e as suas particularidades” (FAGUNDES et al., 2021). Nesse contexto, em qual linha de pensamento geográfico o conceito de região é construído a partir da divisão do trabalho e do processo de acumulação de capital?

Questão 9

Em consonância com o levantamento bibliográfico descrito por Milton Santos, em sua obra: “A urbanização brasileira, leia o excerto a seguir, completando posteriormente a lacuna com o termo correspondente. “[...] as transformações do território não apenas resultam de uma pressão imperiosa do sistema socioeconômico. Elas também são o fruto de modelos _______________ sobre o desenvolvimento e a modernidade que se impõem aos detentores do poder”.

Questão 10

A educação ambiental é um tema que assume a cada dia uma importância maior em função da posição que o debate ambiental possui na política mundial que exige que os cidadãos sejam educados ambientalmente. Ao retomar as bases que foram responsáveis pelo atual nível de importância que o debate ambiental possui a nível mundial, na literatura, destaca-se o seguinte fato histórico:

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