Simulado Professor de Matemática - Questões Objetivas

Bem-vindo ao Simulado de Concurso para Professor de Matemática! Este simulado cuidadosamente elaborado oferece uma oportunidade única para os aspirantes a docentes testarem seus conhecimentos.

Questão 1

Analise as seguintes afirmativas:

I – Se 𝑛 é um número inteiro negativo, −√2𝑛 é um número inteiro positivo maior que 𝑛.

II – Dado 𝑧 um número irracional, o número 𝑧2 é necessariamente racional.

III – Dado um número 𝑝 , par, o número 𝑝 2 + 1 é necessariamente ímpar.

Estão corretas:

Questão 2

Um quadrado ABCD de lado 2m está num plano cartesiano. Os segmentos AB e CD são paralelos ao eixo das abscissas e os segmentos BC e AD são paralelos ao eixo das ordenadas. O ponto A tem representação (4,6) no plano cartesiano (medidas em metros), já o ponto D tem representação (4,8). Indique a distância do ponto C à origem:

Questão 3

Nos modelos mais atuais de QR Code, denotados por ‘40-L’, há 177 linhas e 177 colunas. Cada elemento dessa matriz (chamado bit) possui dois possíveis estados: preto ou branco. Sabendo-se que um byte equivale a 8 bits, qual o máximo de KB (quilo bytes) pode ser armazenado nesse modelo, aproximadamente?

Questão 4

Sobre a Etnomatemática é correto afirmar que:

Questão 5

Se um determinado produto que custa R$ 100,00 sofre dois aumentos sucessivos de preços de 10%, e depois uma diminuição de preço de 20%, onde cada alteração de preço é sempre feita com base no preço imediatamente anterior, qual vai ser o valor final do produto?

Questão 6

A figura abaixo representa o gráfico de um polinômio: Indique a ordem desse polinômio:

Imagem Simuldado

Questão 7

Observe o texto escrito por Ubiratan D’Ambrósio na década de 1990:

“O aparecimento dos computadores irá certamente alterar o cenário, prevendo-se para a década de 90, um papel predominante do equipamento de processo de informações. Embora influenciado a ler, escrever, e contar, o uso do computador vai afetar diretamente a educação matemática em sua própria natureza.”

Com base no ensino da matemática no atual panorama sociocultural e econômico, sobre o uso da informática como recurso pedagógico, assinale a alternativa correta:

Questão 8

Suponha que uma quantia de R$ 1000,00 é aplicada num investimento a juros simples com uma taxa de 12% ao ano durante 6 meses. Logo depois, o montante deste primeiro investimento foi aplicado numa nova aplicação a juros compostos com taxa de juros de 2% ao mês durante 1 ano. O valor do juro total, desde o primeiro investimento, é igual a:

Questão 9

Um dado de 10 lados, enumerados de 1 a 10, é lançado duas vezes consecutivamente. Qual a probabilidade de que a soma dos resultados obtidos seja um número primo ou um múltiplo de 5?

Questão 10

Indique o resultado da soma infinita:

Imagem Simuldado

Tempo de simulado:
Informe Erro Carregando...

Deixe uma resposta