Simulado de concurso para Engenheiro Eletricista

Simulado para você se preparar para concursos públicos. Responda questões de Provas Objetivas realizadas em concursos públicos para a função de Engenheiro Eletricista, de nível superior. Organizadora: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

Analise o circuito:
imagem
Sobre os circuitos retificadores trifásicos de meia-onda, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Necessitam obrigatoriamente de um transformador trifásico na entrada, com o secundário ligado em estrela ou ziguezague, fato que limita um pouco seu uso.
( ) Com o aumento do número de fases, o número de pulsos da tensão na carga é menor, melhorando o fator de ripple e aumentando o valor médio da tensão.
( ) Como sempre existe um diodo conduzindo, a corrente na carga será contínua, e, em valor médio, √3 vezes maior que a corrente por diodo.
( ) Os diodos estão ligados em catodo comum, portanto aquele que tiver o anodo mais positivo estará conduzindo.
Assinale a sequência correta.

Questão 2

As grandezas potência aparente (S), potência ativa (P) e potência reativa (Q) estão relacionadas pela seguinte equação vetorial (S = P + Q), e, para cargas indutivas e capacitivas, a potência aparente (S) é definida respectivamente por (S = P + jQL) e (S = P – jQC), sendo o fator de potência determinado por FP = P/S. Assinale a alternativa que apresenta a grandeza total de watts (P), de volt-ampères reativo (Q), de volt-ampères (S) e o fator de potência (FP), respectivamente do circuito, lidas pelo medidor.
imagem

Questão 3

Sobre sistemas de proteção contra descargas atmosféricas em edificações (SPDA), assinale a afirmativa INCORRETA.

Questão 4

Em estudos de fluxo de potência é necessário realizar a identificação dos tipos de barra do sistema de acordo com os parâmetros identificados para cada barra como potência ativa, reativa, magnitude da tensão, ângulo da tensão. Sobre os tipos de barras que um sistema elétrico de potência pode possuir, assinale a afirmação correta.

Questão 5

Em 2016, o governo brasileiro assinou um decreto que permitiu a migração das rádios difusoras AM para a faixa de FM. A respeito dessa migração, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As emissoras que operam na faixa de FM possuem melhor qualidade de áudio, porém com uma ocupação maior de banda que o sinal AM.
( ) Os sinais de rádio AM sofrem menos com interferências provenientes de aparelhos elétricos, raios solares, tempestades, pois trabalham numa faixa inferior do espectro eletromagnético.
( ) Para uma mesma potência transmitida, os sinais de rádio AM possuem maior cobertura que os sinais de rádio FM.

Assinale a sequência correta.

Questão 6

Em um circuito trifásico a quatro fios, cuja tensão de fase é 400 V, conecta-se uma carga que demanda 4000 VA. Considerando a potência trifásica da máquina e a tensão de linha do circuito como valores de base, e sabendo que a reatância indutiva da carga informada pelo fabricante p 6 Ÿ, assinale a alternativa correta.

Questão 7

Considerando o circuito composto por um amplificador operacional ideal e dois resistores apresentado na ilustração abaixo, e seja Vin uma fonte de tensão contínua com amplitude igual a 10 V, assinale a alternativa incorreta.
dsfa

Questão 8

A Norma Regulamentadora – NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde do trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Essa NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis. De acordo com o texto e considerando a segurança em instalações elétricas, analise as afirmativas.
I - As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.
II - É obrigatório que os projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos que possuam recursos para impedimento de reenergização, para sinalização de advertência com indicação da condição operativa.
III - A proteção supletiva é o meio destinado a garantir a proteção contra choques elétricos em situações de maior risco de perda ou anulação das medidas normalmente aplicáveis e em situações ou locais em que os perigos do choque elétrico são particularmente graves.
IV - O projeto elétrico deve definir a configuração do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou não da interligação entre o condutor neutro e o de proteção e a conexão à terra das partes condutoras não destinadas à condução da eletricidade.
Estão corretas as afirmativas

Questão 9

Uma estação rádio base de um sistema de telefonia celular em 1900 MHz utiliza uma antena sem perda com um ganho de 15 dBi e disponibiliza uma potência de 10 W na entrada da antena. Um receptor móvel que utiliza uma antena dipolo está localizado a uma distância de 100 metros da estação rádio base e recebe um sinal com potência de -74 dBm. Considerando uma situação de espaço livre entre transmissor e receptor e a substituição da antena transmissora por uma antena de 24 dBi de ganho, qual o novo valor da potência recebida pelo receptor móvel?

Questão 10

Sobre lâmpadas a vapor de mercúrio, assinale a afirmativa INCORRETA.

Tempo de simulado: