Simulado de concurso para Engenheiro Eletricista

Simulado para você se preparar para concursos públicos. Responda questões de Provas Objetivas realizadas em concursos públicos para a função de Engenheiro Eletricista, de nível superior. Organizadora: Gerência de Exames e Concursos da UFMT.

Questão 1

Na realização de um projeto elétrico, um bom projeto luminotécnico permite uma melhor execução das tarefas a serem realizadas dentro da instalação. Sobre alguns conceitos fundamentais aplicados em estudos luminotécnicos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A iluminância corresponde ao fluxo luminoso incidente em uma superfície por unidade de área e é expressa em lux.
( ) O fluxo luminoso corresponde à potência de radiação emitida por uma fonte luminosa, ou seja, a quantidade de luz emitida, em todas as direções do espaço e é expresso em lm/W (lúmens por Watt).
( ) A intensidade luminosa corresponde à potência de radiação visível emitida por uma fonte de luz em uma direção específica, e é expressa em cd (candela).
( ) A eficiência luminosa corresponde à relação entre o fluxo luminoso emitido por uma fonte de luz e à área da superfície iluminada, e é expressa em lm/m² (lúmens por metro quadrado).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 2

Apesar de não ser propriamente um dispositivo de conversão eletromecânica de energia, o transformador é um equipamento de extrema importância na análise global e na operação dos sistemas elétricos de potência. Sendo assim, é importante que esses equipamentos sempre estejam em perfeito estado de operação. Para este fim, os ensaios a vazio e de curto-circuito são utilizados. Nesse contexto, assinale a alternativa que não apresenta uma finalidade do ensaio a vazio de transformadores.

Questão 3

As concessionárias de energia preferem que as cargas absorvam potência com um fator de potência unitário, de modo que a corrente para dada potência absorvida seja mínima, resultando menor quantidade de perdas nas resistências associadas às linhas de transmissão e distribuição e outros equipamentos. Essa correção do fator de potência pode ser realizada pela compensação ou pela anulação da potência reativa absorvida pela carga por meio da conexão de uma reatância em paralelo que absorve a mesma potência reativa em magnitude, mas oposta em sinal. No circuito da figura acima, a potência complexa absorvida pela impedância da carga foi calculada como P + jQ = (1350 + j500) VA. Assinale a alternativa que apresenta a reatância em paralelo que resultará em um fator de potência unitário, visto da fonte de tensão.
imagem
imagem

Questão 4

A seguir são apresentados 4 tipos de sensores utilizados em automação de sistemas elétricos.
I - Sensores ultrassônicos
II - Sensores de propulsão
III - Sensores termopares
IV - Sensores piezoelétricos
Qual alternativa apresenta as grandezas medidas por esses sensores, na ordem em que são apresentados (I, II, III e IV)?

Questão 5

As grandezas potência aparente (S), potência ativa (P) e potência reativa (Q) estão relacionadas pela seguinte equação vetorial (S = P + Q), e, para cargas indutivas e capacitivas, a potência aparente (S) é definida respectivamente por (S = P + jQL) e (S = P – jQC), sendo o fator de potência determinado por FP = P/S. Assinale a alternativa que apresenta a grandeza total de watts (P), de volt-ampères reativo (Q), de volt-ampères (S) e o fator de potência (FP), respectivamente do circuito, lidas pelo medidor.
imagem

Questão 6

Sobre Qualidade da Energia Elétrica, analise as afirmativas.

I - A determinação da qualidade da tensão do sistema de distribuição quanto à flutuação de tensão tem por objetivo avaliar o incômodo provocado pelo efeito da cintilação luminosa no consumidor, que tenha em sua unidade consumidora pontos de iluminação alimentados em baixa tensão.
II - O sistema de distribuição e as instalações de geração conectadas ao mesmo devem, em condições normais de operação e em regime permanente, operar dentro dos limites de frequência situados entre 59,9 Hz e 60,1 Hz.
III - Variações de tensão de curta duração (VTCD) são desvios significativos na amplitude do valor eficaz da tensão durante um intervalo de tempo inferior a três segundos.
IV - O desequilíbrio de tensão é o fenômeno caracterizado por qualquer diferença verificada nas amplitudes entre as três tensões de fase de um determinado sistema trifásico e/ou na defasagem elétrica de 120° entre as tensões de fase do mesmo sistema.

Estão corretas as afirmativas

Questão 7

Em estudos de fluxo de potência é necessário realizar a identificação dos tipos de barra do sistema de acordo com os parâmetros identificados para cada barra como potência ativa, reativa, magnitude da tensão, ângulo da tensão. Sobre os tipos de barras que um sistema elétrico de potência pode possuir, assinale a afirmação correta.

Questão 8

Uma fábrica comprou um motor de indução de 220 V, 15 CV e quatro polos. A frequência de operação do equipamento é 60 Hz, com escorregamento de plena carga de 5%. Ao ser instalado, o motor foi ligado em Y. Assinale a alternativa que apresenta a velocidade do rotor desse motor, quando com carga nominal.

Questão 9

Dentre as máquinas elétricas, a de indução é uma das mais utilizadas no meio industrial. Sendo assim, aponte a alternativa que não é característica desse tipo de equipamento.

Questão 10

O método de componentes simétricas é largamente empregado na análise de sistemas de potência polifásicos, especialmente no cálculo de curto-circuito. Assinale a alternativa que descreve corretamente esta ferramenta.

Tempo de simulado: