Simulado de concurso para Fiscal Ambiental

Simulado para avaliação dos seus conhecimentos, com questões especificas de Provas Objetivas de concursos públicos para o posto de Fiscal Ambiental, que exige ensino médio. Organizadoras: IPEFAE, CONSULPLAN, FEPESE e outras.

Questão 1

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA é:

Questão 2

O aterro sanitário é, hoje, a solução mais utilizada no Brasil para a disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos. Analise as afirmativas abaixo em relação a esta tecnologia.

I - Dentro do aterro sanitário os resíduos são biodegradados em condição de anaerobiose. Tal processo gera produtos líquidos (lixiviado, conhecido popularmente como chorume) e gasosos.
II - A base do aterro deve ser impermeabilizada e deve haver sistema de drenagem de fundo e de gases.
III - O aumento da vida útil do aterro sanitário pode ser obtido com o tratamento prévio dos resíduos orgânicos por compostagem e com a reciclagem do que for possível.
IV - Aterro sanitário é a solução mais adequada para resíduos inertes de construção civil.

Estão corretas:

Questão 3

Analise as afirmativas:

I. Classicamente, a Topografia é dividida em Topometria e Topologia.
II. A Topologia tem por objetivo o estudo das formas exteriores do terreno e das leis que regem o seu modelado.
III. A Topometria estuda os processos clássicos de medição de distâncias, ângulos e desníveis, cujo objetivo é a determinação de posições relativas de pontos.
IV. A Topografia pode ser dividida em planimetria e altimetria.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Questão 4

Botânica é o ramo da Biologia que estuda a vida de plantas e algas, abrangendo aspectos do crescimento, da reprodução, do desenvolvimento, do metabolismo, das doenças e evolução dos organismos vegetais. Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 5

A lei nº 9.985/2000 institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC e estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação. A referida lei apresenta os seguintes termos e definições:

I - preservação: conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem a proteção a longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais.
II - uso sustentável: sistema de exploração baseado na coleta e extração, de modo sustentável, de recursos naturais renováveis.
III - uso indireto: aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais.
IV - uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais.
V - recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original.

Conforme a lei nº 9.985/2000, estão corretas apenas as definições:

Questão 6

Atualmente a Terra experimenta um aumento na temperatura média causada pela adição de gases que provocam o efeito estufa na atmosfera. Essa mudança na temperatura terá severas consequências para a vida na Terra através de rápidas mudanças no clima, de extensão geográfica e de processos ecológicos, aumentando o risco de extinção (McCarthy et al. 2001). São gases do efeito estufa, EXCETO:

Questão 7

“Unidade natural que compreende o conjunto das interações estabelecidas entre os seres vivos de uma comunidade, entre si e com o ambiente em que vivem.”

A afirmativa trata-se de:

Questão 8

O processo de recuperação de áreas contaminadas tem como objetivo principal a adoção de medidas corretivas que possibilitem recuperá-las para o uso compatível às metas previamente estabelecidas, para serem alcançadas após a intervenção.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das etapas do processo de recuperação de áreas contaminadas.

Questão 9

A Lei nº 10.308, de 20 de novembro de 2001, dispõe sobre a seleção de locais, a construção, o licenciamento, a operação, a fiscalização, os custos, a indenização, a responsabilidade civil e as garantias referentes aos depósitos de rejeitos radioativos, além de proibir o depósito de rejeitos de quaisquer naturezas em determinados locais. Em qual local é expressamente proibida a deposição desses rejeitos?

Questão 10

A Lei nº 11.284, de 2006, acrescentou o artigo nº 50-A à Lei de Crimes Ambientais, qualificando que ao desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente, o autor fica sujeito a pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa. Destaca-se que não é crime a conduta praticada quando necessária à subsistência imediata pessoal do agente ou de sua família. Nesse mesmo contexto, se a área explorada for superior a 1.000 ha (mil hectares), a pena será aumentada em

Tempo de simulado: