Simulado Professor de Ciências - Questões Objetivas

O simulado elaborado para candidatos ao cargo de Professor de Ciências em concursos públicos é uma ferramenta educacional fundamental para aqueles que desejam lecionar e compartilhar conhecimentos na área de Ciências

Questão 1

A saúde humana depende de uma sistemática de fatores relacionados com o funcionamento do organismo humano. Um dos exames que auxilia o diagnóstico da maioria das doenças é o exame de sangue, em que é possível comparar os índices obtidos com a contagem diferencial. Assim, complete com o termo correspondente: __________________ normalmente auxiliam no controle de reações inflamatórias e alérgicas. Os valores de referências podem variar discretamente entre diferentes laboratórios, ficando entre 0,5% - 1,0%.

Questão 2

“Todas as populações biológicas mudam na sua constituição genética ao longo do tempo. Essa mudança na composição genética das populações é denominada evolução. [...] A resultante compreensão dos processos da mudança evolutiva é conhecida como teoria evolutiva” (SADAVA et al., 2020). Sobre a teoria evolutiva é incorreto afirmar:

Questão 3

Dentro da obra de Loureiro, “Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola”, uma das reflexões proposta é baseada unicamente no emprego de preposições diferentes que implicam em formas específicas de abordagem. Nesse sentido, leia o excerto extraído da referida obra e assinale a alternativa correspondente. “Construtivista, busca engajar ativamente por meio de projetos de intervenção socioambiental que previnam problemas ambientais. Muitas vezes traz uma visão crítica dos processos históricos de construção da sociedade ocidental, e o meio ambiente se torna meta do aprendizado”.

Questão 4

Ao analisar a evolução e contextualização do Ensino de Ciências na sociedade brasileira, observa-se que o final da década de 1990 representa uma nova concepção de ensino. Nesse cenário, leia as asserções posteriores e assinale a que vai de encontro com as mudanças que começaram a ocorrer a partir desse período.

Questão 5

Rocha, Rosa e Cardoso (2009) descrevem detalhadamente as unidades de energia. A seguir, foram explicitados alguns exemplos, dentro da proposta dos referidos autores, porém há um erro em uma das alternativas, assinale-a:

Questão 6

Ao analisar um ecossistema, independentemente do seu tamanho, são destacadas duas propriedades emergentes fundamentais: fluxo de energia e ciclagem química. Dentro desse contexto, destaque a única alternativa que não apresenta nenhum erro conceitual.

Questão 7

Ao analisar a dinâmica presente entre o homem e a sua ação sobre o ambiente, é possível compreender abordagens distintas, como por exemplo, as vertentes transformadora e convencional que caracterizam a educação ambiental. Umas das obras que retrata o referido tema de autoria de Layrargues et al. (2004), intitulada: “Identidades da Educação Ambiental Brasileira”, estabelece um paralelo entre esses dois modelos: transformador e convencional. Em consonância com a perspectiva apresentada sobre a educação ambiental convencional, é improcedente a seguinte afirmação:

Questão 8

De acordo com Loureiro (2007), as questões ambientais que estabelecem a relação entre os seres vivos e o ambiente são trabalhadas de formas diferentes em cada etapa do processo de ensino e aprendizagem. Assim, “além das diretrizes comuns, existem aspectos da educação e da dimensão ambientais que podem ser desenvolvidos em cada nível e modalidade da educação formal”. Nesse sentido, qual a proposta que melhor condiz com os anos finais do ensino fundamental?

Questão 9

Ao analisar a evolução e adaptações ao meio das espécies vegetais, é verdadeira a seguinte afirmativa:

Questão 10

Sobre o ensino de Ciências para as séries iniciais do Ensino Fundamental, dentro das constatações descritas por Carvalho et al. (2009), é procedente afirmar:

Tempo de simulado: