Simulado de concurso para Professor de Língua Portuguesa

O simulado destinado a candidatos ao cargo de Professor de Língua Portuguesa em concursos públicos é uma ferramenta de estudo fundamental para aqueles que aspiram lecionar.

Questão 1

O uso da tecnologia em sala de aula oportuniza uma forma de trabalhar a língua portuguesa, por meio do hipertexto virtual. Sobre as principais características do hipertexto textual, Koch destaca a possibilidade de viabilizar a absorção de diferentes aportes sígnicos e sensoriais em um mesma superfície de leitura, representada por qual característica?

Questão 2

Marcuschi contextualiza os aspectos relativos às atividades de retextualização. Das alternativas a seguir, assinale a que vai ao encontro das perspectivas apresentadas pelo autor sobre essa temática.

Questão 3

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, em qual alternativa o emprego do hífen está incorreto?

Questão 4

Cada gênero e tipo textual possui suas especificidades. O conhecimento dessas particularidades auxilia a prática em sala de aula. Assim, são características de um texto narrativo, exceto:

Questão 5

Por meio da obra: “Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento”, Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) instigam a reflexão sobre o ensino de língua a partir de sequências didáticas embasadas nos gêneros textuais. Tais sequências são apresentadas como um alternativa para alguns problemas presentes no ensino de língua. O procedimento descrito pelos autores segue uma estrutura composta por quatro variáveis apresentadas a seguir, exceto:

Questão 6

Gêneros são formas relativamente estáveis de enunciados, mas que apresentam diferenças em relação ao contexto que se apresentam. Assim, leia o texto a seguir e assinale posteriormente o gênero textual nele representado. A partir de 6 de outubro do ano cadente, sumiu- me uma besta vermelho-escura com os seguintes característicos: calçada e ferrada de todos os membros locomotores, um pequeno quisto na base da orelha direita e crina dividida em duas seções em consequência de um golpe, cuja extensão pode alcançar de 4 a 6 centímetros, produzido por jumento. Essa besta, muito domiciliada nas cercanias deste comércio, é muito mansa e boa de sela, e tudo me induz ao cálculo de que foi roubada, assim que hão sido falhas todas as indagações. Quem, pois, apreendê-la em qualquer parte e a fizer entregue aqui ou pelo menos notícia exata ministrar, será razoavelmente remunerado.

(a) João Alves Júnior. Texto extraído de: ANDRADE, Carlos Drummond de. Anúncio de João Alves. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa e prosa: volume único. Rio de Janeiro: Aguilar, 1973. p. 954-955.

Questão 7

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, é possível analisar a aplicabilidade e características das atividades metalinguísticas. Em conformidade com o referido documento, é improcedente afirmar:

Questão 8

Um aspecto muito importante sobre as propostas didáticas e metodológicas para o ensino de língua no Brasil, é a observância da variação linguística que, segundo Bagno, Stubbs e Gagné (2007), pode ser observada de diversas maneiras. Um exemplo de variação linguística são as diversas palavras que denominam um mesmo alimento, em que o termo empregado depende da regionalidade. No exemplo destacado, como é caracterizado esse tipo de variação linguística?

Questão 9

As reflexões construídas por Antunes, em sua obra: “Aula de Português: encontro e interação” auxiliam a compreensão acerca de uma série de problemas de ensino e aprendizagem concernentes à leitura e produção textual. Nesse sentido, assinale a alternativa que vai ao encontro da proposta apresentada na referida obra.

Questão 10

O trabalho em sala de aula conta com uma série de instrumentos normativos que orientam as atividades desenvolvidas. Em consonância com a perspectiva de Antunes, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais, é possível reconhecer que as concepções teóricas subjacentes ao documento privilegiam que tipo de dimensão da língua?

Tempo de simulado: