Simulado Professor de Geografia - Questões Específicas

O simulado voltado para candidatos ao cargo de Professor de Geografia em concursos públicos é uma ferramenta educacional essencial para aqueles que almejam lecionar e compartilhar conhecimentos na área de Geografia.

Questão 1

Ao analisar a degradação responsável pela destruição de diferentes tipos de vegetação no Brasil, um aspecto representativo nesse processo é a substituição da vegetação nativa por áreas cultivadas. Ao analisar o contexto histórico, destaca-se que apenas uma atividade pôde ser introduzida sem que fosse necessária a eliminação total da cobertura florestal ao sul da Bahia. Que atividade foi essa?

Questão 2

O estudo cartográfico é pautado em códigos, linguagens, símbolos, convenções, dentre outros elementos, que facilitam tanto a compreensão quanto a sua própria sistematização. Em relação aos fenômenos mapeados, os símbolos são geralmente em cores nas cartas topográficas. Assim, qual a cor mais usada para representar as áreas urbanizadas?

Questão 3

De acordo com Geiger, as formas dos países e cidades tanto oferecem possibilidades como limites. Em relação à configuração brasileira, bem como a posição de alguns dos seus principais centros e mar territorial, depreende-se, exceto:

Questão 4

“O conceito de região é uma importante categoria de análise para a Geografia e tem sido utilizado desde a Geografia clássica com diferentes significações, na tentativa de compreender o espaço geográfico e as suas particularidades” (FAGUNDES et al., 2021). Nesse contexto, em qual linha de pensamento geográfico o conceito de região é construído a partir da divisão do trabalho e do processo de acumulação de capital?

Questão 5

Castellar e Vilhena contextualizam o ensino de Geografia a partir da perspectiva de letramento geográfico. Nesse sentido, leia o excerto extraído da obra: “Ensino de Geografia, completando-o com os termos correspondentes. “O estudo dos fenômenos geográficos em escala de análise possibilita superar a falsa dicotomia existente entre _____________, na medida em que ampliamos o olhar. Ou seja, ao mesmo tempo em que se estudam o lugar de vivência e outros que existem no mundo, rompemos com o senso comum que favorece a ordenação concêntrica dos conteúdos geográficos, o que muitas vezes acaba gerando um discurso _______________ do espaço geográfico.

Questão 6

São aspectos relativos à Nova Ordem Mundial, exceto:

Questão 7

“O desenvolvimento das formas de trabalho (a divisão do trabalho), que revolucionou de maneira extraordinária as forças produtivas e possibilitou a consolidação da sociedade humana, passou por diversas fases ao longo da história” (COSTA, 2008). Assim, como se caracteriza o produto do trabalho antes do advento da propriedade privada?

Questão 8

Em consonância com o levantamento bibliográfico descrito por Milton Santos, em sua obra: “A urbanização brasileira, leia o excerto a seguir, completando posteriormente a lacuna com o termo correspondente. “[...] as transformações do território não apenas resultam de uma pressão imperiosa do sistema socioeconômico. Elas também são o fruto de modelos _______________ sobre o desenvolvimento e a modernidade que se impõem aos detentores do poder”.

Questão 9

No processo de construção do conhecimento geográfico, segundo Callai, é improcedente a seguinte afirmação:

Questão 10

A configuração dos fluxos globais de pessoas, bens, capitais e serviços é resultado de processos de caráter sociopolítico, cultural, ambiental, educacional etc. Logo, é preciso analisar a historicidade que caracteriza o papel da Geografia e do geógrafo em cada contexto. Retomando o século XVIII, marcado pela revolução industrial, Moreira (2011) afirma que aquela realidade exigia uma postura do geógrafo pautada na rigorosidade do mapeamento da localização de recursos e matéria-prima para a produção. Naquele contexto, como o perfil do geógrafo passa a ser visto e a Geografia compreendida?

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