Simulado Professor de História - Questões Objetivas

O simulado desenvolvido para candidatos ao cargo de Professor de História em concursos públicos é uma ferramenta de estudo fundamental para aqueles que aspiram lecionar e compartilhar conhecimentos na área de História.

Questão 1

Ao analisar o ensino de História e a consciência histórica, Cerri propõe uma reflexão ampla que culmina na proposição aceita por muitos acerca do que realmente é importante nesse processo. Em observância a tais reflexões, o que é menos importante dentre as variáveis relacionadas ao ensino de História?

Questão 2

“Autor prolífico e profícuo, Boris Fausto abordou a história da República a partir de variadas perspectivas. Indo muito além da Revolução de 1930 (evento sobre o qual pesquisou arduamente), o autor tratou aspectos então marginais na historiografia do Brasil republicano da primeira metade do século XX” (JARDIM, et al., 2021). Ao estudar a obra de Boris Fausto, observa-se que sua obra é marcada pela:

Questão 3

Um dos temas retratados no livro: “História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas”, de Leandro Karnal, aborda as diferentes linguagens no ensino de história. Dentre essas linguagens, destaca-se a eficácia da linguagem cinematográfica, que é condicionada a qual dos elementos a seguir?

Questão 4

Dentro de uma retrospectiva, observa-se que as características que compõem os conhecimentos relativos à História, no universo escolar, nem sempre se mantiveram fiéis a uma estrutura de organização semelhante ao modelo de disciplinas escolares da atualidade (FONSECA, 2011). Nesse sentido, foram destacados alguns períodos com as devidas correlações. Assinale a alternativa incorreta.

Questão 5

A partir da obra de Hannah Arendt, intitulada: “Origens do totalitarismo”, é possível ter uma dimensão da natureza destrutiva do sistema totalitário. Dentro da perspectiva apresentada, “a tentativa totalitária de conquista global e de dominação total foi a solução destrutiva para todos os nossos impasses”. Em síntese, em consonância com a referida obra, qual o melhor predicativo para o totalitarismo?

Questão 6

Ao analisar o pensamento histórico, dentro do ponto de vista funcional ou pragmático, Cerri atribui uma característica que permite analisar duas dimensões o pensamento histórico: a partir de suas referências ao presente e a partir da lembrança histórica que favorece a ação e a formação da identidade. Qual é a característica atribuída pelo autor?

Questão 7

Ao analisar a organização da proposta curricular para o ensino de História, embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, observa-se a proposta do trabalho com eixos temáticos/conceituais para a aprendizagem dessa disciplina. Em qual dos eixos temáticos/conceituais para História, são trabalhadas as identidades e diferenças?

Questão 8

A forma como Boris Fausto apresenta a História do Brasil torna explícito o seu ponto de vista em relação à controvérsia existente entre historiadores. Dentro dessa sistemática, o referido autor tece algumas reflexões que dão sustentação ao seu pensamento frente a tais controvérsias. Assinale a alternativa a seguir que vai de encontro com as reflexões apresentadas na fase introdutória de sua obra: “História do Brasil”.

Questão 9

O trabalho com documentos e diferentes linguagens no ensino de História abre uma nova perspectiva, ampliando o campo de ação e a sua concepção. A incorporação dessas novas fontes ocorre a partir de qual Escola?

Questão 10

A construção do saber histórico é sistematizada a partir de diferentes variáveis. Dentro dessa sistematização, é improcedente a seguinte afirmativa:

Tempo de simulado: