Simulado Professor de Matemática - Questões Objetivas

Bem-vindo ao Simulado de Concurso para Professor de Matemática! Este simulado cuidadosamente elaborado oferece uma oportunidade única para os aspirantes a docentes testarem seus conhecimentos.

Questão 1

Suponha que uma quantia de R$ 1000,00 é aplicada num investimento a juros simples com uma taxa de 12% ao ano durante 6 meses. Logo depois, o montante deste primeiro investimento foi aplicado numa nova aplicação a juros compostos com taxa de juros de 2% ao mês durante 1 ano. O valor do juro total, desde o primeiro investimento, é igual a:

Questão 2

Em qual ponto a reta 𝑦 = 3 𝑥 − 12 cruza o eixo das abscissas?

Questão 3

Indique a área sombreada da figura abaixo sabendo que ABCD é um quadrado de lado 𝑑 e as curvas β e φ são setores circulares cujos centros são os pontos C e A, respectivamente:

Imagem Simuldado

Questão 4

Observe o texto escrito por Ubiratan D’Ambrósio na década de 1990:

“O aparecimento dos computadores irá certamente alterar o cenário, prevendo-se para a década de 90, um papel predominante do equipamento de processo de informações. Embora influenciado a ler, escrever, e contar, o uso do computador vai afetar diretamente a educação matemática em sua própria natureza.”

Com base no ensino da matemática no atual panorama sociocultural e econômico, sobre o uso da informática como recurso pedagógico, assinale a alternativa correta:

Questão 5

A figura abaixo representa o gráfico de um polinômio: Indique a ordem desse polinômio:

Imagem Simuldado

Questão 6

Uma senha de um determinado aplicativo tem 8 dígitos é formada por letras (26 letras), maiúsculas e minúsculas diferenciadas, e números, de 2 a 9 (8 números). Suponha que um sistema invasor, para testar esse aplicativo, consiga testar uma nova senha aleatória com essas características a cada 0,01 segundo. Quanto tempo levará para que o sistema invasor consiga testar todas as possíveis senhas do aplicativo, supondo que ele trabalhará sem interrupções? Dado 66 = 46656. Considere um ano com 365 dias. Indique o valor mais próximo:

Questão 7

Sendo a Etnomatemática um programa de pesquisas, grupos foram formados para investigação. Dentre eles o primeiro grupo internacional foi o ISGEm ‘International Study Group on Ethnomathematics’, que foi fundado nos Estados Unidos em:

Questão 8

Indique o resultado da soma infinita:

Imagem Simuldado

Questão 9

A respeito de uma determinada medida de tendência central, observe:

“Valor que separa a metade maior e a metade menor de uma amostra, uma população ou uma distribuição de probabilidade.”

O texto refere-se a:

Questão 10

Analise as seguintes afirmativas:

I – Se 𝑛 é um número inteiro negativo, −√2𝑛 é um número inteiro positivo maior que 𝑛.

II – Dado 𝑧 um número irracional, o número 𝑧2 é necessariamente racional.

III – Dado um número 𝑝 , par, o número 𝑝 2 + 1 é necessariamente ímpar.

Estão corretas:

Tempo de simulado: